Ovos e omelete permitem trabalho com vogal ‘O’ | aRede
PUBLICIDADE

Ovos e omelete permitem trabalho com vogal ‘O’

<span style="color: rgb(0, 0, 0);">Alunos do Infantil IV vespertino da Escola Evangélica de Carambeí aprenderam, deliciaram-se com receita e ainda participaram de jogo sobre o tema</span>

Imagem ilustrativa da imagem Ovos e omelete permitem trabalho com vogal ‘O’
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alunos do Infantil IV vespertino da Escola Evangélica de Carambeí aprenderam, deliciaram-se com receita e ainda participaram de jogo sobre o tema

As vogais estão entre os principais conteúdos trabalhados na Educação Infantil. Buscar métodos que estimulem os pequenos alunos a compreenderem sobre o tema é indispensável para o aprendizado. E, no Infantil IV vespertino da Escola Evangélica de Carambeí a professora da turma, Roselia Fidelis, encontrou uma forma diferente de aplicar a vogal ‘O’ em sala.

“O de ‘OvO’. Não somente isso, mas O de omelete, O de oportunidade para brincar, criar, construir e desenvolver inúmeras atividade que facilitam a aprendizagem de forma significativa e prazerosa. Foi exatamente nessa proposta que a professora Roselia Fidelis trabalhou a vogal ‘O’ com a sua turma do Infantil IV vespertino”, conta a docente sobre o início do trabalho.

O tema iniciou através de um questionamento e desafio da professora: os alunos precisavam pronunciar palavras que iniciavam com essa vogal e, conforme explica Roselia, imediatamente surgiu a palavra ovo, seguida do termo omelete. “Quanta oportunidade, não é mesmo? A professora continuou questionando os alunos em relação às palavras, dando ênfase para omelete, já que esse foi o maior interesse da turma”, diz a professora.

Dessa forma, surgiram comentários como ‘eu gosto de omelete, sabia profe?’, ‘eu não gosto de ovo’, ‘profe, eu nunca comi omelete’. “E é claro que a professora não desperdiçou essa chance de trabalhar o gênero receita, a origem dos ingredientes utilizados - de onde vêm - abordando também os cuidados necessários com os alimentos, a higiene, a segurança, a paciência no preparo e a partilha com os amigos”, aponta Roselia.

Assim, a turma foi convidada a ‘quebrar alguns’ ovos na cozinha experimental da Escola Evangélica de Carambeí, colocando em prática a descoberta e a discussão anterior em sala. O preparo contou com a participação de todos, observando a docente fritar o omelete e aproveitando o resultado.

“A letra O realmente oportuniza muito aprendizado. A turma aproveitou para brincar com ovo, sabe como? Com uma divertida - e difícil - corrida do ovo na colher. Para isso a professora trouxe ovos cozidos e os alunos tinham que, o mais rápido possível, levar com uma colher um ovo de um ponto a outro”, complementa a docente. O trabalho, elenca a professora, ajudou a trabalhar coordenação motora, equilíbrio, concentração, lateralidade, frustração, paciência, respeito e trabalho em equipe.

“Além disso, com as cascas dos ovos trazidos de casa, a turma criou lindas obras de arte, desenvolvendo a imaginação, a criatividade e a fruição ao observarem suas obras e dos amigos. Proporcionar momentos como esses são imprescindíveis para que as crianças se desenvolvam em todos os aspectos. È necessário dispor atividade que os motivem a querer aprender, a querer descobrir mais e mais”, conclui Roselia.

Acesse o blog escolar da Escola Evangélica de Carambeí para conferir essa atividade na íntegra. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE