Procissão das Almas destaca lenda de Jaguariaíva | aRede
PUBLICIDADE

Procissão das Almas destaca lenda de Jaguariaíva

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">Iniciativa faz parte do projeto Contos e Lendas dos Campos Gerais. Professora do 5ºC da Escola Antônio Fanchin aponta pontos e resume a história jaguariaivense</b>

Imagem ilustrativa da imagem Procissão das Almas destaca lenda de Jaguariaíva
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Iniciativa faz parte do projeto Contos e Lendas dos Campos Gerais. Professora do 5ºC da Escola Antônio Fanchin aponta pontos e resume a história jaguariaivense

A professora Ester Barbosa de Lima, do 5ºC da Escola Municipal Antônio Fanchin em Jaguariaíva destacou a participação de uma das alunas da turma no projeto Contos e Lendas dos Campos Gerais. A docente explica mais sobre a iniciativa que é itinerante, percorrendo várias cidades da região.

“É um projeto que busca resgatar os contos e lendas municipais dos Campos Gerais. O objetivo deste projeto pretende fazer resgate dos causos de seus municípios e registrá-los em material da região, onde em alguns municípios a população da terceira idade é envolvida, contando as histórias do passado para alunos das redes”, destaca Ester.

O projeto é exibido por uma emissora regional e, no dia 7 de junho, foi a vez de Jaguariaíva. “A série Contos e Lendas dos Campos Gerais exibiu a Lenda da Procissão das Almas em Jaguariaíva. A lenda foi contada por Rafael Poim”, complementa a professora sobre a iniciativa.

Lenda

Ester traz os detalhes da história trazida por Rafael Poim.

Há muitos anos atrás, na época quaresmal, as famílias se resguardavam após às 18 horas. No fundo do clube da sociedade da época, Jaguariaivense, se formava uma procissão de senhoras negras cobertas por véus brancos e carregando velas nas mãos, rezavam muito. Elas caminhavam em procissão pela rua do chafariz. Tal ato era misterioso pelo próprio contexto.

Elas iam em ato e ritos sagrados. Há quem diga que eram almas das mulheres escravas, que sofreram nas mãos de seus senhores na época escrava e, em ato de piedade, voltaram para orar pelas almas deles. E que aqueles que se aventurassem com suas curiosidades eram levados por tais almas”.

Confira, no blog escolar da Escola Antônio Fanchin a atividade na íntegra. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE