Obra une matemática e literatura em PG

Vamos Ler

11 de julho de 2019 15:30

Dhiego Tchmolo

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Jornal impresso vira telejornal em quinto ano

Frio intenso é tema de aula com JM em 5ºA

Combate às drogas é tema de palestra em Jaguariaíva

Histórias, receita e JM integram aula em Jaguariaíva
Notícia sobre drogas traz importância do tema a 5ºA
Alunos encerram semestre com novos aprendizados
‘Competição’ contribui em estudos gramaticais
PUBLICIDADE

Dinâmica ocorreu no 5ºB da Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães e trouxe novas possibilidades de resolver problemas matemáticos

Os desafios matemáticos tiveram uma ampla aula no 5ºB da Escola Municipal Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães em Ponta Grossa. Quem conta como foi a dinâmica realizada em sala é a professora da turma Tatiana Paula Mazurok Schactae, que utilizou uma obra para realizar o trabalho interdisciplinar entre Matemática e Língua Portuguesa.

“O trabalho com a resolução de situações problemas foi desenvolvido na sala do 5ºB, integrando a matemática e a literatura. Para tal, o livro ‘Os problemas da família Gorgonzola’, de Eva Furnari, foi utilizado. Os objetivos giraram em torno de socializar e discutir as estratégias usadas para solução de problemas; refletir sobre diversas maneiras de calcular; registrar as atividades realizadas e desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo”, destaca a docente.

Tatiana explica que, muitas vezes, a dificuldade na resolução de problemas é causada pela incapacidade de interpretar o texto de forma correta, mais que a falta de domínio em resolver esses problemas. Com a obra, complementa a professora, os desafios matemáticos são apresentados, mas também há o raciocínio lógico-matemático. A história envolveu os alunos, o que contribui para o processo de aprendizagem.

“Propiciou diversos contextos para a resolução de problemas, desde a formulação de questões por partes dos estudantes até o desenvolvimento de estratégias para elucidar questões diferentes. O aluno buscou por uma solução, usou desenhos, desenvolveu sua oralidade, realizou tentativa e erro e compartilhou com o grupo seus argumentos”, conclui Tatiana.

Acesse o blog escolar da Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães e confira a produção na íntegra. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados

IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização
aRede aRede
aRede
aRede