Turma de PG trabalha e se diverte com jornal impresso

Vamos Ler

24 de agosto de 2019 16:30

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Arte e cultura marcam trabalho sobre Consciência Negra

‘Boliche do dinheiro’ estimula aprendizado matemático

Terceiros anos de Tibagi visitam Zoológico de Curitiba

Consciência Negra é tema de teatro e dança em 2º ano
Desperdício, natureza e preservação engajam 3º ano A
Projeto envolve leitura e escrita sobre ações cotidianas
Quinto B trabalha sobre o Dia da Consciência Negra
PUBLICIDADE

Atividade no 3ºA da Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães contou com estudo sobre o Jornal da Manhã e uma dinâmica de mímica sobre as notícias lidas

Os exemplares do Jornal da Manhã foram base de uma atividade sobre meios de comunicação e sua função social no 3ºA da Escola Municipal Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães. A professora da turma, Angela do Rocio Pinheiro, destaca a abordagem feita em sala de aula, onde os estudantes puderam conhecer várias características do impresso - incluindo as reportagens do Vamos Ler - Geração Digital.

“Os alunos do terceiro ano tiveram a oportunidade de realizar uma atividade com exemplares do jornal impresso Jornal da Manhã, o que rendeu leitura e diversão. O objetivo era trabalhar com o meio de comunicação e sua função social, desenvolver a oralidade e aprimorar a leitura. Cerca de 55% dos alunos ainda não haviam tido contato direto com um jornal impresso”, aponta a professora.

Angela relata que para determinados estudantes eram considerados apenas os jornais televisivos ou visualizavam este meio na internet. Assim, o trabalho seguiu com explicações sobre as partes do impresso, com o contato direto e a exploração do JM na sequência. Em duplas, os alunos puderam escolher uma notícia.

“Com a brincadeira de mímica, os colegas tentavam descobrir sobre o assunto da notícia. Após, a dupla relatava sobre o que lera. A atividade rendeu boas risadas. Os alunos comentaram que foi interessante conhecer o jornal, (e que) chamou a atenção as reportagens de outras escolas do projeto Vamos Ler”, conclui a docente.

No blog escolar da Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães você confere este trabalho, com fotos e vídeos, na íntegra. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados

IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização