‘Rádio Leitura’ resgata história de Ponta Grossa

Vamos Ler

10 de setembro de 2019 15:09

Dhiego Tchmolo

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Ação de alunos busca limpeza de córrego em Tibagi

Sequência didática aborda diversos aspectos em 5º ano

Semana da Pátria marca ações em Jaguariaíva

Jogo dinamiza ensino matemático em 5ºB
Respeito ao próximo é tema de aula com o JM
Impressionismo é tema de trabalho artístico em PG
Poema leva aluna de Jaguariaíva à etapa estadual
PUBLICIDADE

Iniciativa dos quartos da Escola Vereador Adelino Machado de Oliveira aborda aspectos do município. ‘Pequenos Contadores’ complementa e leva contos aos colegas

Os quartos anos da Escola Municipal Vereador Adelino Machado de Oliveira vêm desenvolvendo, desde o início do ano, o projeto ‘Rádio Leitura’. O trabalho, neste mês, conta com um resgate da história de Ponta Grossa, inserindo a contação de histórias através da iniciativa ‘Pequenos Contadores’. A professora Rosana Batista de Camargo comenta os aspectos do trabalho.

“O projeto Rádio Leitura torna a aula participativa e criativa, utilizando microfone e caixa de som para estabelecer o hábito de ler, observando as formas adequadas de leitura, tanto para si como para os colegas. Realizado nas turmas do 4º ano e aplicado desde o início do ano, às segunda-feiras, estabelece uma rotina produtiva e responsável”, destaca a docente.

Assim, explica Rosana, com a necessidade do público ouvinte, o ‘Pequeno Contadores’, projeto de contação de histórias, leva essa dinâmica aos colegas do 3º ano - o que vem favorecendo a diversidade e troca de experiências na interação entre turmas. “As crianças desenvolvem a habilidade de expressar-se em público e aqueles que ouvem, a habilidade de escutar atentamente. Esta habilidades seguem, também, a finalidade de interação oral, com diferentes contextos de comunicação”.

Outro ponto abordado pela professora são os recursos: microfone, caixa de som, celular, fantoches e notebook torna a aula, além de interativa, com dinamismo e participação. “Pois, nota-se que as crianças demonstram entusiasmo e interesse, insere recursos midiáticos. Todos os objetivos visam o desenvolvimento das habilidades sociocomunicativas e a interação com os recursos midiáticos”, complementa a docente.

Contextualizado com essas propostas, Rosana explica que o hábito de ler em público é enriquecido através do projeto e formação dos Pequenos Contadores.

Tema do mês

Em setembro o tema escolhido pelos quartos anos foi a história de Ponta Grossa. “Primeiro trabalhou-se os aspectos relevantes do nascimento da cidade. Em seguida, os tipos de discursos: direto, indireto e o direto e indireto. Para tornar a aula criativa, foi inserido fantoches e um pequeno palco para a exibição da apresentação. A cada semana será escolhido um grupo e uma história diferente”, destaca Rosana.

A professora explica que a apresentação ocorreu para os alunos do 3º ao 5º anos e, na sequência, 1º e 2º anos. “Compreender, utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva, aperfeiçoando as habilidades do aluno, que se torna protagonista e autor na vida pessoal e coletiva”, conclui a docente.

Confira, no blog escolar da Escola Professor Vereador Adelino Machado de Oliveira, o relato completo da atividade. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados

IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização
aRede aRede
aRede
aRede