‘Rádio Leitura’ resgata história de Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

‘Rádio Leitura’ resgata história de Ponta Grossa

Iniciativa dos quartos da Escola Vereador Adelino Machado de Oliveira aborda aspectos do município. ‘Pequenos Contadores’ complementa e leva contos aos colegas

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Iniciativa dos quartos da Escola Vereador Adelino Machado de Oliveira aborda aspectos do município. ‘Pequenos Contadores’ complementa e leva contos aos colegas

Os quartos anos da Escola Municipal Vereador Adelino Machado de Oliveira vêm desenvolvendo, desde o início do ano, o projeto ‘Rádio Leitura’. O trabalho, neste mês, conta com um resgate da história de Ponta Grossa, inserindo a contação de histórias através da iniciativa ‘Pequenos Contadores’. A professora Rosana Batista de Camargo comenta os aspectos do trabalho.

“O projeto Rádio Leitura torna a aula participativa e criativa, utilizando microfone e caixa de som para estabelecer o hábito de ler, observando as formas adequadas de leitura, tanto para si como para os colegas. Realizado nas turmas do 4º ano e aplicado desde o início do ano, às segunda-feiras, estabelece uma rotina produtiva e responsável”, destaca a docente.

Assim, explica Rosana, com a necessidade do público ouvinte, o ‘Pequeno Contadores’, projeto de contação de histórias, leva essa dinâmica aos colegas do 3º ano - o que vem favorecendo a diversidade e troca de experiências na interação entre turmas. “As crianças desenvolvem a habilidade de expressar-se em público e aqueles que ouvem, a habilidade de escutar atentamente. Esta habilidades seguem, também, a finalidade de interação oral, com diferentes contextos de comunicação”.

Outro ponto abordado pela professora são os recursos: microfone, caixa de som, celular, fantoches e notebook torna a aula, além de interativa, com dinamismo e participação. “Pois, nota-se que as crianças demonstram entusiasmo e interesse, insere recursos midiáticos. Todos os objetivos visam o desenvolvimento das habilidades sociocomunicativas e a interação com os recursos midiáticos”, complementa a docente.

Contextualizado com essas propostas, Rosana explica que o hábito de ler em público é enriquecido através do projeto e formação dos Pequenos Contadores.

Tema do mês

Em setembro o tema escolhido pelos quartos anos foi a história de Ponta Grossa. “Primeiro trabalhou-se os aspectos relevantes do nascimento da cidade. Em seguida, os tipos de discursos: direto, indireto e o direto e indireto. Para tornar a aula criativa, foi inserido fantoches e um pequeno palco para a exibição da apresentação. A cada semana será escolhido um grupo e uma história diferente”, destaca Rosana.

A professora explica que a apresentação ocorreu para os alunos do 3º ao 5º anos e, na sequência, 1º e 2º anos. “Compreender, utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva, aperfeiçoando as habilidades do aluno, que se torna protagonista e autor na vida pessoal e coletiva”, conclui a docente.

Confira, no blog escolar da Escola Professor Vereador Adelino Machado de Oliveira, o relato completo da atividade. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE