Sequência didática aborda diversos aspectos em 5º ano

Vamos Ler

20 de setembro de 2019 13:50

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Alunos interagem com professor peruano em aula de Espanhol

Alunos de Tibagi exaltam alimentação no campo

Alunos registram belezas da zona rural de Tibagi

Escola de PG homenageia professores e funcionários
‘Dia das Crianças’ traz interação e diversão em Tibagi
Aluna de Tibagi grava música em homenagem a professora
Indígenas mestrandos na UEPG conversam com alunos de 7º ano
PUBLICIDADE

Temas como a floresta amazônica, água e alimentação saudável foram trabalhados em quatro momentos na turma da Escola Carlos Carneiro Sampaio em Jaguariaíva

Um amplo e interdisciplinar trabalho no 5º ano da Escola Municipal Carlos Carneiro Sampaio em Jaguariaíva possibilitou o estudo de vários temas como a floresta amazônica, a água, alimentação saudável e até uma proposta com panfletos de supermercados. A professora da turma, Maria Aparecida Alves dos Santos, conta como o trabalho fora desenvolvido.

“Em uma sequência didática onde foi trabalhado, inicialmente, os perigos do desmatamento da floresta amazônica, foi (trabalhado) também a importância e a necessidade que todo ser vivo tem da água para sua sobrevivência na Terra. O trabalho direcionou-se desde a observação de slides, debates, até produção de textos”, conta a docente.

Para elucidar estes pontos, diz Maria Aparecida, a sala de vídeo foi utilizada após leitura e interpretação de um texto informativo sobre a floresta amazônica, sua diversidade de animais e os tipos de habitat. Imagens como relevo, rios importantes para a produção de energia elétrica e vegetação também foram abordados.

Dentro do contexto houve a interpretação oral, explorando as disciplinas de Geografia e Ciências, além do livro didático que trazia a história ‘A Galinha Ruiva’, conforme explica a professora. Leitura, interpretação de textos, desenho animado e outras atividade complementares, nos livros e nos tablets-PCS (ferramenta pedagógica utilizada em Jaguariaíva), ajudaram a contemplar as disciplinas de Ciências, Geografia, MAtemática e História.

Complementos

Os alunos passaram, então, para um segundo momento da atividade. “Em Ciências foi trabalhada a porcentagem de água no Planeta Terra e atividades complementares de Matemática, onde foi realizado um trabalho coletivo com panfleto de supemercado. Em grupos, realizaram situações-problema, trocando entre os grupos para que fossem realizadas, após terem os resultados prontos”, diz a professora.

Com o trabalho exposto no quadro para os grupos que não chegaram a 100% das respostas corretas, o trabalho passou para o terceiro momento. “Nesta sequência também foi explanado a importância da boa alimentação, tipos de alimentos, composições e a necessidade de cada vitamina para o nosso organismo”, conta Maria Aparecida.

Ainda, houve pesquisa individual e autônoma de cada aluno durante um final de semana sobre o respectivo consumo de alimentos. Para complementar, houve a confecção de um gráfico, com a contagem do aluno que consumiu o maior número de alimentos saudáveis. Houve o registro e a somatória.

“E, para finalizar a sequência, foram aproveitados os panfletos de supermercado para a confecção de cartazes da alimentação saudável e não saudável, e realizado um seminário na sala de aula do 4º ano, onde foi explorado, através dos outros alunos, a forma de fabricação e origem de alguns”, conclui a professora.

Confira a atividade na íntegra no blog escolar da Escola Carlos Carneiro Sampaio. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados