Sequência didática aborda diversos aspectos em 5º ano | aRede
PUBLICIDADE

Sequência didática aborda diversos aspectos em 5º ano

Temas como a floresta amazônica, água e alimentação saudável foram trabalhados em quatro momentos na turma da Escola Carlos Carneiro Sampaio em Jaguariaíva

Imagem ilustrativa da imagem Sequência didática aborda diversos aspectos em 5º ano
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Temas como a floresta amazônica, água e alimentação saudável foram trabalhados em quatro momentos na turma da Escola Carlos Carneiro Sampaio em Jaguariaíva

Um amplo e interdisciplinar trabalho no 5º ano da Escola Municipal Carlos Carneiro Sampaio em Jaguariaíva possibilitou o estudo de vários temas como a floresta amazônica, a água, alimentação saudável e até uma proposta com panfletos de supermercados. A professora da turma, Maria Aparecida Alves dos Santos, conta como o trabalho fora desenvolvido.

“Em uma sequência didática onde foi trabalhado, inicialmente, os perigos do desmatamento da floresta amazônica, foi (trabalhado) também a importância e a necessidade que todo ser vivo tem da água para sua sobrevivência na Terra. O trabalho direcionou-se desde a observação de slides, debates, até produção de textos”, conta a docente.

Para elucidar estes pontos, diz Maria Aparecida, a sala de vídeo foi utilizada após leitura e interpretação de um texto informativo sobre a floresta amazônica, sua diversidade de animais e os tipos de habitat. Imagens como relevo, rios importantes para a produção de energia elétrica e vegetação também foram abordados.

Dentro do contexto houve a interpretação oral, explorando as disciplinas de Geografia e Ciências, além do livro didático que trazia a história ‘A Galinha Ruiva’, conforme explica a professora. Leitura, interpretação de textos, desenho animado e outras atividade complementares, nos livros e nos tablets-PCS (ferramenta pedagógica utilizada em Jaguariaíva), ajudaram a contemplar as disciplinas de Ciências, Geografia, MAtemática e História.

Complementos

Os alunos passaram, então, para um segundo momento da atividade. “Em Ciências foi trabalhada a porcentagem de água no Planeta Terra e atividades complementares de Matemática, onde foi realizado um trabalho coletivo com panfleto de supemercado. Em grupos, realizaram situações-problema, trocando entre os grupos para que fossem realizadas, após terem os resultados prontos”, diz a professora.

Com o trabalho exposto no quadro para os grupos que não chegaram a 100% das respostas corretas, o trabalho passou para o terceiro momento. “Nesta sequência também foi explanado a importância da boa alimentação, tipos de alimentos, composições e a necessidade de cada vitamina para o nosso organismo”, conta Maria Aparecida.

Ainda, houve pesquisa individual e autônoma de cada aluno durante um final de semana sobre o respectivo consumo de alimentos. Para complementar, houve a confecção de um gráfico, com a contagem do aluno que consumiu o maior número de alimentos saudáveis. Houve o registro e a somatória.

“E, para finalizar a sequência, foram aproveitados os panfletos de supermercado para a confecção de cartazes da alimentação saudável e não saudável, e realizado um seminário na sala de aula do 4º ano, onde foi explorado, através dos outros alunos, a forma de fabricação e origem de alguns”, conclui a professora.

Confira a atividade na íntegra no blog escolar da Escola Carlos Carneiro Sampaio. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE