Educação Infantil destaca trabalhos na Mostra Científica | aRede
PUBLICIDADE

Educação Infantil destaca trabalhos na Mostra Científica

Evento da Escola Evangélica de Carambeí contou com participação efetiva das 'turminhas', com os mais variados projetos. Professoras comentam as ações realizadas

Imagem ilustrativa da imagem Educação Infantil destaca trabalhos na Mostra Científica

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Evento da Escola Evangélica de Carambeí contou com participação efetiva das 'turminhas', com os mais variados projetos. Professoras comentam as ações realizadas

A Mostra Científica, que acontece todos os anos na Escola Evangélica de Carambeí, é um momento para que alunos exponham suas atividades e trabalhos realizados durante o ano. As professoras da Educação Infantil da instituição de ensino, de forma coletiva, elaboraram um relato que trouxe as principais características da participação dos pequenos estudantes no evento de conhecimento.

“Nesse espaço, as crianças têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos e falar sobre como os realizaram e o que aprenderam sobre os temas abordados. Mesmo mais os pequeninos já demonstram autonomia para expressar oralmente, ou através de gestos, suas experiências. Nas interações que as crianças estabelecem no seu dia a dia com a natureza e com vários sujeitos do seu meio, vivenciando práticas sociais diversas, elas se apropriam, de maneira informal, dos conhecimentos inerentes a essas vivências”, destaca o relato.

As professoras pontuam que a escola tem a função de transformar conhecimentos informais, apropriados pelas crianças, com práticas sociais, em conhecimento formal, através da interação entre sujeitos e estratégias intencionalmente organizadas. Consequentemente, a proposta da escola, ao elaborar projetos, busca sistematizar este conhecimento, informal, que a criança adquire - transformando, assim, em conhecimento formal, sistematizado.

“O principal objetivo da Mostra é possibilitar tempo e espaço para que haja o compartilhamento do processo de transformação dos conhecimentos informais das crianças em conhecimentos formais. A maneira como é organizada privilegia a autonomia das crianças em relação à interação com os pais e demais visitantes”, aponta o texto.

Assim, as turmas tiveram autonomia e enfatizaram o que gostam de aprender ou que tornaram-se significativas ao longo do ano para apresentar. O Infantil 2, matutino e vespertino, expôs o projeto ‘Aquarela’, apresentando pinturas abstratas com uma técnica que utilizava fita crepe e tinta guache. Dentro desse contexto, com a música homônima do cantor e compositor Toquinho, desenvolveu-se e aguçou o gosto pela linguagem poética e musical dentro da Mostra.

Atividades como linguagem matemática, artística, corporal, comunicação e socialização, além de históricas bíblicas, como a Arca de Noé e Moisés, compuseram a participação da turma. Os colegas do Infantil 3, matutino e vespertino, trabalharam com as cores primárias, formas geométricas, vogais e numerais. Os projetos das turmas dos dois períodos ‘Peixe Vivo’ e ‘Coruja Buraqueira’, além do ‘Vaca, que nariz é esse’ (matutino) e ‘Será que é Borboleta ou Mariposa’ (vespertino), foram apresentados.

“Em ambos os projetos, houve a utilização de diversos tipos de materiais, como telas, tintas, materiais retirados da natureza - galhos, folhas - e outros materiais diversificados”, conta o texto das professoras. O Infantil 4, matutino e vespertino, pôde apresentar as brincadeiras prediletas e jogos realizados de forma diária em sala. Destaca-se, também, atividades artísticas na galeria de arte, onde a exposição contou com pinturas de variadas técnicas e desenhos.

‘Morcego é monstro ou bicho?’ e ‘Sonho meu!’ foram os projetos expostos pelo Infantil 4 matutino. A turma vespertina representou com ‘Joaninha voa?’ e ‘Por que leão tem juba?’. “O Infantil 5 também apresentou uma aula completa! Muitas descobertas. Quem visitou a sala do Infantil 5 pôde conhecer sobre muitos assuntos, como os dos projetos ‘Como os peixes respiram dentro da água?’, ‘A forte formiga’ (matutino), ‘O que são cogumelos’ e ‘Do que as plantas precisam para sobreviver?’”, complementa o relato.

As crianças puderam compartilhar com pais e visitantes o que aprenderam, na Mostra Científica, as atividades que realizaram sobre os temas, evidenciando suas descobertas. “Mostrar o trabalho dos nossos alunos e ver todas as potencialidades construídas e exemplificadas em cada trabalho nos deixa repletos de orgulho! Temos a certeza de que cada criança também percebe e orgulha-se das conquistas realizadas a cada dia. Realmente vivenciamos uma aprendizagem significativa e dinâmica”, concluem as professoras da Educação Infantil.

Quer conferir todos os registros da Mostra Científica da Educação Infantil da Escola Evangélica de Carambeí? Acesse o blog escolar da instituição de ensino. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE