Mini-aula resgata brincadeiras antigas em PG

Vamos Ler

21 de outubro de 2019 17:10

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

‘Trabajos voluntarios’ movimentam turma na quarentena

Turma de Tibagi homenageia profissionais de saúde

Causos são gravados e compartilhados em PG

Professoras enviam cartas para alunos durante a pandemia
‘Exterminadores da Dengue’ atuam em Carambeí
Pinturas rupestre levam 4º ano A por viagem histórica
Atividades mostram a alunos a importância do combate às drogas
PUBLICIDADE

Turmas do quinto ano da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha (CAIC) puderam, através de piquenique e trabalhos práticos, abordarem tema dentro e fora da sala de aula

Os quintos anos da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha, CAIC de Ponta Grossa, tiveram uma mini-aula com o assunto ‘piquenique’ onde puderam regastar brincadeiras antigas. A professora Janaína Freitas da Silva comenta como as ações, realizadas desde o início do ano, vem abordando interessantes temas - e que contou com a participação das colegas Neide Gonçalves dos Santos e Gláucia de Fátima Colesel.

“Esses assuntos de interesses são elencados pelos alunos no início do ano letivo e são desenvolvidos juntamente com os conteúdos curriculares. As mini-aulas são organizadas com a mediação e supervisão dos professores, onde os alunos são divididos em grupos e são responsáveis em estar desenvolvendo a atividade com os colegas”, aponta a docente.

Conforme elenca Janaina, o processo é um encaminhamento metodológico. Seu objetivo é motivar a postura de estudante, relações interpessoais, autoestima, organização e, principalmente, a promoção de atividades de pesquisa, o que traz a autonomia para a adaptação para a nova jornada que irão enfrentar - o sexto ano.

A mini-aula foi desenvolvida pelos alunos Maria Eduarda dos Santos de Oliveira, Rafael Lima da Silva, Giovana Scudlarek Nabozny, Isabella de Jesus Braga com o tema de piquenique, segundo a professora. Houve o resgate de brincadeiras antigas. Segundo os próprios alunos, as crianças nos dias atuais não brincam mais, apenas ficam no celular.

“Realizaram um planejamento cooperativo, uma pesquisa para organizar a brincadeira no dia, onde os colegas responderam um questionário: o que deseja fazer lá? Que brincadeiras você escolheria? Qual doce você levaria? Qual bebida? Qual comida? Qual fruta? Qual é sua brincadeira? O piquenique aconteceu no dia 11 de outubro, teve diversas brincadeiras, onde os alunos vivenciaram um dia diferente”, conclui a docente.

Confira, no blog escolar do CAIC-PG, todas as fotas desta atividade. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados