Mini-aula resgata brincadeiras antigas em PG

Vamos Ler

21 de outubro de 2019 17:10

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Alunos interagem com professor peruano em aula de Espanhol

Alunos de Tibagi exaltam alimentação no campo

Alunos registram belezas da zona rural de Tibagi

Escola de PG homenageia professores e funcionários
‘Dia das Crianças’ traz interação e diversão em Tibagi
Aluna de Tibagi grava música em homenagem a professora
Indígenas mestrandos na UEPG conversam com alunos de 7º ano
PUBLICIDADE

Turmas do quinto ano da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha (CAIC) puderam, através de piquenique e trabalhos práticos, abordarem tema dentro e fora da sala de aula

Os quintos anos da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha, CAIC de Ponta Grossa, tiveram uma mini-aula com o assunto ‘piquenique’ onde puderam regastar brincadeiras antigas. A professora Janaína Freitas da Silva comenta como as ações, realizadas desde o início do ano, vem abordando interessantes temas - e que contou com a participação das colegas Neide Gonçalves dos Santos e Gláucia de Fátima Colesel.

“Esses assuntos de interesses são elencados pelos alunos no início do ano letivo e são desenvolvidos juntamente com os conteúdos curriculares. As mini-aulas são organizadas com a mediação e supervisão dos professores, onde os alunos são divididos em grupos e são responsáveis em estar desenvolvendo a atividade com os colegas”, aponta a docente.

Conforme elenca Janaina, o processo é um encaminhamento metodológico. Seu objetivo é motivar a postura de estudante, relações interpessoais, autoestima, organização e, principalmente, a promoção de atividades de pesquisa, o que traz a autonomia para a adaptação para a nova jornada que irão enfrentar - o sexto ano.

A mini-aula foi desenvolvida pelos alunos Maria Eduarda dos Santos de Oliveira, Rafael Lima da Silva, Giovana Scudlarek Nabozny, Isabella de Jesus Braga com o tema de piquenique, segundo a professora. Houve o resgate de brincadeiras antigas. Segundo os próprios alunos, as crianças nos dias atuais não brincam mais, apenas ficam no celular.

“Realizaram um planejamento cooperativo, uma pesquisa para organizar a brincadeira no dia, onde os colegas responderam um questionário: o que deseja fazer lá? Que brincadeiras você escolheria? Qual doce você levaria? Qual bebida? Qual comida? Qual fruta? Qual é sua brincadeira? O piquenique aconteceu no dia 11 de outubro, teve diversas brincadeiras, onde os alunos vivenciaram um dia diferente”, conclui a docente.

Confira, no blog escolar do CAIC-PG, todas as fotas desta atividade. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados