Alimentação escolar é tema de projeto em turma de PG | aRede
PUBLICIDADE

Alimentação escolar é tema de projeto em turma de PG

Ações que contaram com vários gêneros textuais e envolvimento familiar ocorreu no 3º ano C da Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ações que contaram com vários gêneros textuais e envolvimento familiar ocorreu no 3º ano C da Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães

O 3º ano C da Escola Municipal Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães, em Ponta Grossa, trabalhou com um abrangente projeto que tratava sobre a alimentação escolar. A professora da turma, Luzia de Fátima Medeiros de Carvalho, conta como a proposta foi desenvolvida junto aos alunos.

“O projeto possibilita muitas atividades paralelas que enriquecem o desenvolvimento. De um problema, pode desencadear muitas outras situações que contribuem para que a proposta seja efetivada, muito embora um projeto abre caminhos para novas pesquisas, não sendo conclusivo”, destaca a docete.

Dessa forma a turma proporcionou um intercâmbio com os pais sobre a alimentação escolar. Segundo a professora, o tema sempre foi motivo de indagações, principalmente na escola de tempo integral onde as crianças permanecem durante todo o dia e precisam de uma alimentação balanceada.

“Assim, o projeto teve como problema descobrir formas de como incentivar a alimentação escolar das crianças que ficam o dia todo na escola de tempo integral. O trabalho multidisciplinar utilizou-se de vários gêneros textuais: receitas, cardápios, texto informativo, cartas, relatos pessoais, entrevistas, poesias, histórias em quadrinhos, entre outros, bem como outras metodologias para associar conhecimento científico com a formação de novos hábitos alimentares”, diz Luzia.

Em complemento, a docente explica que o objetivo principal foi sensibilizar os alunos acerca do interesse pela pesquisa na descoberta científica sobre diferentes alunos. O aluno e o professor, complementa, procuram conhecer e dividir com pais, escola e comunidade os conhecimentos sobre alimentos, em particular as plantas alimentícias convencionais e não convencionais.

O trabalho foi concluído com experiências culinárias, dicas de reaproveitamento de partes da planta usadas como alimento, preservação do meio ambiente, ampliação de experiências culturais entre família e escola sobre o tema, levando os estudantes a ver o mundo de uma maneira diferente com um livro de literatura infantil.

“Foram muitos relatos, cartas, produções escritas, orais e artísticas, miniaulas, envolvimento de outras turmas, família, comunidade, um trabalho cooperativo onde todos participaram e dividiram experiências já adquiridas e novas. O conhecimento, sendo construído de forma participativa e parceria estabelecidas, torna-se fundamental para novas aprendizagens significativas”, conclui.

Confira o trabalho completo no blog escolar da Escola Prefeito Coronel Cláudio. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE