Arte e cultura marcam trabalho sobre Consciência Negra

Vamos Ler

07 de dezembro de 2019 18:25

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Turma cria jornal com notícias de Jaguariaíva

Alunos gravam vídeos para combater a dengue

Materiais conscientizam sobre a Covid-19 em 5º ano B

Jornal ‘3º Ano News’ traz temas atuais em Carambeí
‘Google Forms’ é tema de aula em 5º ano de Jaguariaíva
‘Jornal Kids’ de Tibagi retrata a pandemia da Covid-19
Oitavo ano imerge dentro da cultura argentina em Carambeí
PUBLICIDADE

Alunos do 5º ano A da Escola Rural Padre Anchieta em Piraí do Sul, em virtude do dia 20 de novembro, puderam se aprofundar nas referências afros. Apresentação e jogos complementaram atividades

O 5º ano A da Escola Rural Municipal Padre Anchieta em Piraí do Sul, sob coordenação da professora Juliane do Rocio de Anhaia, desenvolveu um amplo trabalho acerca do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A docente comenta os principais aspectos do trabalho.

“Com este tema tivemos a oportunidade de mais uma vez reconhecer a importância das nossas heranças culturais, deixadas ao longo da nossa história. A cultura afro, sem dúvida nenhuma, é riquíssima em todos os âmbitos, sejam alimentares, vocabulares, nas vestimentas, cantigas e, principalmente, nos movimentos corporais”, conta a professora.

Juliane explica que as influências foram abordadas, com destaque para os movimentos e artes por parte da turma. Assim, complementa a professora, houve movimentos corporais que foram muito influentes junto aos alunos, com conhecimento e prático da capoeira, danças típicas e a amarelinha africana.

“Foram realmente muito proveitosas as abordagens, além de divertidas e desafiadoras. Culminamos o trabalho com uma apresentação de amarelinha africana num jogo corporal com a cantiga de roda bastante conhecida: Escravos de Jó. Além de apresentarem para a comunidade local e os demais colegas, ainda os desafiaram a tentar fazer os movimentos. Foi extremamente envolvente e divertido”, conclui a professora.

Confira, no blog escolar da Escola Rural Padre Anchieta, a atividade na íntegra. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados