Professoras enviam cartas para alunos durante a pandemia

Vamos Ler

19 de maio de 2020 11:10

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

‘Trabajos voluntarios’ movimentam turma na quarentena

Turma de Tibagi homenageia profissionais de saúde

Causos são gravados e compartilhados em PG

Professoras enviam cartas para alunos durante a pandemia
‘Exterminadores da Dengue’ atuam em Carambeí
Pinturas rupestre levam 4º ano A por viagem histórica
Atividades mostram a alunos a importância do combate às drogas
Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Iniciativa no 3º ano da Escola Elo Sagrado se estendeu para outras turmas após alunos se encontrarem em isolamento social 

As cartas estão sendo cada vez menos utilizadas devido aos avanços tecnológicos e adventos como o telefone, celular e a própria internet. Contudo, não perdem seu valor documental e o que representam para inúmeras gerações – incluindo as atuais, nascidas com os aparatos digitais que permitem a comunicação direta, rápida e inclusiva.

Na Escola Elo Sagrado de Carambeí, junto à turma do 3º ano da professora Daniela de Fátima da Silva Pedroso, isso foi amplamente explorado: os estudantes puderam compreender como essa temática, dentro dos gêneros textuais, possui suas estruturas e elementos próprios, tornando as cartas um estudo singular e divertido.

“Antes da paralisação pela Covid-19, os alunos produziram suas cartas. Eles escolheram um amigo ou familiar para recebêla. Essas cartas seriam enviadas pelo correio. Com todos os acontecimentos isso não foi possível. Porém para contornar a situação e aproximar a todos nesse momento difícil, que pede maiores cuidados, a professora enviou as cartas e os alunos ficaram surpreendidos com o recebimento”, destaca a docente.

Daniela, assim, escreveu uma carta para cada aluno da turma, assim como as professoras do Ensino Fundamental I da instituição de ensino elaboraram seus materiais para os respectivos estudantes, “objetivando manter o vínculo afetivo e levar palavras de ânimo nesse momento em que todos estão em casa, longe dos amigos”, complementa.

Para fechar, a docente aponta que os educandos puderem ver na prática o conteúdo da sala de aula, “além de terem seus corações aquecidos pelas palavras de motivação da professora”.  

Avaliação

Daniela ainda avalia a importância de ações do gênero, não apenas para manter a conexão com os alunos, mas também como ferramenta pedagógica. “Espera-se que com esse gesto todos sintam-se próximos e acolhidos mesmo que fisicamente não estejamos nos encontrando, além de manter a chama do conhecimento acessa”.

Confira esta e outras atividades na íntegra no blog escolar da Escola Elo Sagrado. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados