PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

‘Jornal Kids’ de Tibagi retrata a pandemia da Covid-19

Vamos Ler

14 de julho de 2020 14:10

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Aula do Vamos Ler promove entrevista familiar em Irati

'Festerê junino' em Jaguariaíva une família através de desafios

Alunos de Castro se comovem após aula sobre trabalho infantil

Desafios marcam festa junina remota em Jaguariaíva
Estudo envolve substâncias homogêneas e heterogêneas em Irati
Alunos de Jaguariaíva entram na campanha ‘Cure a Alice’
Material do Vamos Ler sobre a água dinamiza aula em Irati
PUBLICIDADE

Ação do 2º ano C da Escola Professora Aroldo trabalha aspectos comunicacionais e desenvolve habilidades dos alunos, que atuam no informativo

Com a pandemia do novo coronavírus, várias instituições de ensino e redes de ensino precisaram se reinventar para trabalhar os conteúdos com os alunos. Em Tibagi, o Município vem se destacando no formato de aulas que permite um amplo trabalho com os estudantes de diferentes turmas – o que proporciona, inclusive, atividades de comunicação, diretriz do Vamos Ler – Geração Digital.

E foi isso que o 2º ano C da Escola Municipal Professor Aroldo, sob coordenação da professora Eliane Aparecida Moreira, desenvolveu ao criar seu próprio informativo comunicacional com o tema do momento: a Covid-19. A docente elenca os principais pontos do trabalho que vem sendo desenvolvido durante a paralisação das aulas e mantém a sequência neste mês.

“Como gosto de trabalhar com Língua Portuguesa e projetos, mesmo em meio a essa pandemia, resolvi arriscar e fazer o ‘Jornal Kids’ com meus alunos de segundo ano. Eu recebi esses alunos em março, pois a outra professora foi embora e tive que assumir a turma e, para meu espanto, eles estavam bem comprometidos na aprendizagem”, elenca a professora.

Segundo Eliane, buscando melhor o “quadro tenebroso” e ampliar a fala das crianças, buscou dar continuidade ao seu projeto ‘Café com Letras’, que contam, também, com um jornal falado. A educadora explica que o trabalho é muito rico, estimulando imaginação e criatividade dos estudantes.

“E, como estamos dando aulas online, e um meio de trazer a notícia para sala de aula – casa -, sendo que antes de mais, dialogando muito sobre o mesmo. Muito trabalho, porque exploro muito a oralidade com eles, depois eles dão opiniões. Para os vídeos, eles envia a mim para correção e só depois posto no grupo. O mais legal é que os pais estão gostando e participam juntos e entusiasmados”, complementa Eliane.

Por fim, a professora pontua que houve uma melhoria no vocabulário e autoestima de vários alunos durante o processo. “É claro: se estivéssemos em sala de aula, mais rico esse trabalho seria. Mas, vejo de positivo o desempenho e entusiasmo deles pelos trabalhos”, conclui a docente.

Dicas

Uma das entrevistas da turma foi a doutora Denise, que pôde dar algumas dicas de como combater e se prevenir do novo coronavírus após ser perguntada por um dos alunos. “Evite sair de casa sem necessidade. Portanto, quanto menos contato pessoal, melhor. Evite ambientes com aglomeração de pessoas. A casa deve estar limpa e arejada. Crianças e idosos devem evitar sair para compras. Lembre de usar máscaras sempre que sair de casa. Na rua, deve-se usar máscaras também”, apontou a especialista aos alunos.

Confira a atividade completa no blog escolar da Escola Professor Aroldo. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados