Aluno de Tibagi recebe dispositivo portátil de visão artificial | aRede
PUBLICIDADE

Aluno de Tibagi recebe dispositivo portátil de visão artificial

Gabriel Carneiro, do 5º ano da Escola Professora Ida Viana de Oliveira contou com esforço da professora e comunidade escolar para conseguir a doação do acessório

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Gabriel Carneiro, do 5º ano da Escola Professora Ida Viana de Oliveira contou com esforço da professora e comunidade escolar para conseguir a doação do acessório

O aluno Gabriel Carneiro, do 5º ano da Escola Municipal Professora Ida Viana em Tibagi recebeu a doação de um dispositivo portátil de visão artificial (OrCam MyEye), que possibilita que deficientes visuais compreendam textos e objetos. A entrega ocorreu no dia 5 de julho, em Curitiba, com representante da Empresa Mais Autonomia, a mãe do aluno, Vilma Carneiro, a vice-prefeita de Tibagi, Helynez Santos Ribas e o grande premiado do dia, além da professora de Gabriel, Adelia Aparecida Martins, que relatou a entrega.

“Esse menino é um guerreiro, pois enfrenta sérios problemas de saúde, inclusive foi perdendo a visão gradativamente até ficar totalmente cego. Ele é uma criança meiga, dócil e com grande interesse em estudar. Nunca deixou de sonhar e acreditar que vai superar todos os obstáculos e ser alguém importante na sociedade para ajudar muitas pessoas”, destaca a docente, que aponta que trabalha o ensino de Braille junto ao estudante.

Adelia explica que, conhecendo as dificuldades e sonho do seu educando, buscou uma alternativa de acessibilidade para aprimorar o desenvolvimento de Gabriel e, com ajuda da vice-prefeita, ficou sabendo do dispositivo desenvolvido por cientistas israelenses. “Fiquei encantada com os benefícios que esse aparelho oferece a pessoa com deficiência visual, desde leitura de textos, placas com nome de rua, reconhecer dinheiro, produtos em supermercados, faces de pessoas, cores e horas por meio de áudios”, cita a educadora.

Em contato com os diversos representantes do acessório no Brasil, a professora conversou com a família, equipe escolar, amigos e, com confiança, que mesmo com os obstáculos (como a pandemia), seria possível conquistar o produto. Dessa forma, ao contatar a Empresa Mais Autonomia, através da intermediação da doação de uma família de São Paulo, Gabriel pode enxergar o mundo de uma forma diferente.

Educadora elenca envolvimento para conquista do óculos

A professora Adélia explica que a ação foi possível através de uma ação coletiva e entendimento que o processo seria por etapas. Assim, a educadora exalta todos os atores envolvidos no processo para conquistar o OrCam MyEye, que custa R$ 19,9 mil.

“A Educação Especial de Tibagi está muito orgulhosa e agradecida com essa doação da família do senhor Cláudio e seus filhos Célia, Eduardo e Sérgio, e também pela participação ativa da vice-prefeita nessa grande conquista. Vale ressaltar que tudo isso se resume em uma única palavra: gratidão”, conclui.

Confira os registros no blog escolar da Escola Professora Ida Viana de Oliveira. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE