Nono ano desenvolve podcast sobre a Segunda Guerra Mundial | aRede
PUBLICIDADE

Nono ano desenvolve podcast sobre a Segunda Guerra Mundial

Turma do Colégio Sepam em Ponta Grossa desenvolveu amplo trabalho interdisciplinar através de dois livros e criou conteúdo em áudio acerca da temática

Alunos com a coordenadora pedagógica, professora Giselle Gehlen
Alunos com a coordenadora pedagógica, professora Giselle Gehlen -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Turma do Colégio Sepam em Ponta Grossa desenvolveu amplo trabalho interdisciplinar através de dois livros e criou conteúdo em áudio acerca da temática

A Segunda Guerra Mundial é um tema recorrente em sala de aula. Sabendo da importância do tema, professores de quatro disciplinas do Colégio Sepam em Ponta Grossa desenvolveram uma ampla atividade interdisciplinar acerca do conteúdo. O trabalho realizado com o 9º ano de Ensino Fundamental rendeu um podcast sobre o conflito que durou seis anos e teve a Europa como principal campo de batalha.

O projeto disciplinar teve a participação dos professores Edenilson Mikuska de Filosofia, Jaqueline Zanluchi de Língua Inglesa, Marcela Marabeli Pagano de Oliveira de Português, Produção de Texto e Literatura, e também Rubia Janz de História. Segundo o relato dos professores, os temas trabalhados sobre a Segunda Guerra Mundial envolveram as obras de literatura ‘O Médico e o Monstro’, de Roberto Louis Stevenson e ‘The Diary of a Young Girl’, de Anne Frank, com balizas éticas e morais de análise.

Dessa forma, o trabalho foi divido da seguinte forma: em História, houve uma entrevista, onde os alunos gravaram as perguntas, com as respostas de um senhor alemão que participou da guerra e mora em Contenda, no Paraná. Já em inglês, houve um bate-papo no idioma através de videoconferência, com uma ex-aluna do Sepam, Rafaela Shubert Martinez, que atualmente mora na Alemanha.

“Trabalhar com o diário de Anne Frank e nos aprofundarmos no contexto da Segunda Guerra Mundial foi uma troca muito rica entre o Inglês, a História e a Literatura. Percebemos alunos extremamente interessados em saber como o diário mais famoso do mundo foi escrito. Acredito ainda que, devido à pandemia, eles conseguiram se identificar com Anne, pois tiveram que abrir mão de muitas coisas durante a quarentena”, aponta a professora Zalunchi.

Já em Filosofia, os alunos foram divididos em grupos com a proposta do professor foi tratar de oito temas filosóficos, onde puderam relacionar situações da Segunda Guerra Mundial e ambos os livros, escrevendo e apresentando um texto sobre o assunto que foi transformado em um podcast. O material foi gravado por alguns representantes dos grupos no estúdio da CBN.

“Dividir o conhecimento em disciplinas permite um estudo detalhado e mais aprofundado. Um dos principais resultados desse projeto interdisciplinar é fazer com que o aluno perceba que o que ele aprende faz parte de algo muito mais amplo, e que as disciplinas são interligadas e dialogam entre si”, comenta o professor Edenilson.

A docente da disciplina de Português, Marcela, também pontuou a relevância do assunto. “Os alunos entenderam que a literatura não é somente aquele texto que lemos em aula, que os assuntos que eles aprendem em outras disciplinas podem ser relacionados com as obras literárias. Conseguiram entender e vivenciar a essência da literatura”. 

Alunas comentam

As alunas que participaram do amplo trabalho, comentaram como foi a experiência. "Gosto muito desses projetos interdisciplinares, pois eles nos fazem conectar o que estamos aprendendo nas disciplinas com o nosso dia a dia. Além disso, ele trouxe aquele gostinho de sala de aula. Mesmo a distância percebemos que o colégio está se esforçando para manter nós, alunos, motivados. Só tenho elogios para este projeto", conta a aluna Izabela Cray da Costa.

A colega, Giovana Gruska, também apontou sobre a ampla atividade sobre o conflito que ficou marcado na história. “Eu agradeço ao Colégio Sepam por me dar a oportunidade de refletir um pouco mais sobre esse assunto, a Segunda Guerra Mundial. E foi minha a primeira vez que participei de uma gravação em rádio. Achei muito divertido, vou levar sempre comigo essa experiência”, destaca.

Confira o podcast

Spotify: https://open.spotify.com/show/5DsWJErT2YH7tCLoRGpbQ8?si=0hi_Kiw8S9aDAXS2Go6gMg

Soundcloud: https://soundcloud.com/user-167605992/sets/podcasts-sobre-a-segunda-guerra-mundial-gravacao-turmas-do-9-ano-do-sepam

Confira o trabalho na íntegra no blog escolar do Colégio Sepam. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE