PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Alunos de Carambeí realizam homenagem às mães em Artes

Vamos Ler

07 de maio de 2021 15:56

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Escola de Ipiranga promove concurso de poesias

Educação no trânsito engaja alunos em 5º ano de Jaguariaíva

Turma de Carambeí mobiliza ações contra o trabalho infantil

‘Desafios no Meet’ engaja turma nas aulas remotas em Irati
Docente destaca aplicação do Vamos Ler em 5º ano de Castro
Dados demográficos estimulam pesquisa em Castro
Reportagem é tema central de aula em Irati
PUBLICIDADE

Atividades remotas com ilustração, desenho e pintura foram realizadas no 5º ano C da Escola Professora Fátima Augusta Bosa

O Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (9 de maio), foi temática de uma ampla atividade na Escola Municipal Professora Fátima Augusta Bosa, em Carambeí. A professora da disciplina de Arte, Mafalda Fernandes Marcondes, conta como foi o trabalho desenvolvido com os alunos do 5º ano C, além de contextualizar sobre a data comemorativa.

“Durante este período de pandemia, isolamento social com atividades remotas, sentimos falta das apresentações em comemoração ao Dia das Mães, data muito significativa no ambiente escolar e muito esperada pelas mamães e crianças. É evidente que devemos ter empatia e bom senso, trabalhando não só o Dia das Mães, mas sim a importância da família”, destaca a educadora.

Mafalda explica que há uma série de composições familiares para as diversas crianças e, assim, buscou-se aproveitar o tema em um trabalho que englobasse outras mulheres importantes que desempenham esse papel, como avós, tias, irmãs, entre vários exemplos. Assim, na aula de Arte, buscando estreitar a relação família/escola, os alunos desenvolveram técnicas de ilustração, desenho e pintura, estendendo-se ao longo de duas semanas.

“As crianças realizaram as atividades de forma remota. Foram confeccionados cartões com desenhos, ilustrações e desenho com pintura. A professora realizou diversas releituras de retratos de mães, utilizando técnicas de pintura, as quais foram expostas nos dias de entrega das atividades impressas. As mães demonstraram admiração e emoção ao se deparar com a exposição em homenagem a elas. A exposição também é um incentivo ao desempenho nas atividades de Arte”, complementa a educadora.

Por fim, a professora fala sobre o Dia das Mães, criado nos Estados Unidos em 1914 por Anna Jarvis, que buscou homenagear sua genitora Ann Jarvis, que morrera no dia 9 de maio de 1905 e foi importante no auxílio de soldados durante a guerra. “Aqui no Brasil, o Dia das Mães foi oficialmente estabelecido em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas, como resultado do intenso emprenho exercido pelo movimento feminista brasileira”, conclui Mafalda.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Fátima Augusta Bosa clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados