PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Alunos de Castro conscientizam colegas sobre a dengue

Vamos Ler

11 de maio de 2021 15:53

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

‘Desafios no Meet’ engaja turma nas aulas remotas em Irati

Docente destaca aplicação do Vamos Ler em 5º ano de Castro

Dados demográficos estimulam pesquisa em Castro

Reportagem é tema central de aula em Irati
Alunos de Castro reconhecem 'diferenças' nos meios digitais
Cata-ventos marcam luta contra trabalho infantil em Irati
Turmas criam 'lambe-lambes' em dinâmica no Sagrada Família
PUBLICIDADE

Itinerário de 5º ano B da Escola Doutor Linneu Madureira Novaes contou com estudo, produção de materiais e apresentação em outras turmas

A dengue foi tema de uma ampla atividade no 5º ano B da Escola Municipal Doutor Linneu Madureira Novaes em Castro. O trabalho, que foi realizado e relatado pela professora Elaine Milek, contou com uma série de etapas e recursos que contribuíram para os alunos imergirem em um assunto de extrema relevância dentro da escola.

Confira a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre a dengue acessando:  https://d.arede.info/vamosler-aulas

“Foi trabalhada com os alunos sobre a importância da prevenção a dengue, tema bastante necessário devido a incidência de casos no Brasil. Em nosso municípios, nas proximidades da escola, foi feita pela vigilância sanitária uma vistoria nas casas e dedetização, o que fez com que me preocupasse com a realidade que nos cerca, e como forma de conscientização e alerta para toda a comunidade escolar”, explica a docente.

Segundo Elaine, para trabalhar o assunto no ensino híbrido, houve a metodologia de “sala de aula invertida”: solicitação de uma pesquisa acerca do tema, com os estudantes levando material para a sala. Na sequência, uma conversa sobre estes informativos e um vídeo que retratava a reprodução do Aedes aegypti foram abordados.

“Textos informativos também foram utilizados para ampliar os conhecimentos, trabalhando assim a leitura e a compreensão textual. Ao fim da leitura, cada aluno elaborou duas sentenças para serem utilizadas na atividade de verdadeiro ou falso sobre o texto. As sentenças não repetidas e melhor elaboradas foram copiadas e respondidas por todos no caderno”, complementa a educadora.

Fechando os trabalhando e verificando a compreensão dos estudos, os alunos confeccionaram folhetos que continham ilustrações e explicações para evitar a doença. “De posse de cópia dos folhetos por eles confeccionados, os alunos foram em grupos pequenos às outras salas de quartos e quintos anos para entregar o folheto aos alunos dessas turmas expondo, oralmente, como devemos agir para prevenir o contágio da dengue. Essas atividades enriqueceram ainda mais os conhecimentos dos alunos de nossa escola”, conclui Elaine.

Acesse o blog escolar da Escola Doutor Linneu Madureira Novaes clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados