Pressão atmosférica é tema de aula em Castro | aRede
PUBLICIDADE

Pressão atmosférica é tema de aula em Castro

Estudo foi realizado no 5º ano A da Escola Jardim Bela Vista através de experimentos

Alunos puderam verificar teoria na prática
Alunos puderam verificar teoria na prática -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estudo foi realizado no 5º ano A da Escola Jardim Bela Vista através de experimentos

A professora Rosi Aparecida Ferreira, do 5º ano A da Escola Municipal Jardim Bela Vista em Castro, realizou uma atividade com que abordava a pressão atmosférica através de conteúdos teóricos e práticos, objetivando o conhecimento da atmosfera, suas camadas e características. A demonstração ocorreu com experimentos para mostrar que o ar ocupa o espaço, capacitando os ‘pequenos cientistas’ em sala.

“A temática envolveu vídeos, pesquisa em tablets sobre: o que é a pressão atmosférica; porque a pressão atmosférica é importante; quais os efeitos da pressão atmosférica no corpo; onde a pressão atmosférica é maior. Na sequência, os alunos observaram a experiência com um copo com água, colocando um papel na base e virando o mesmo onde a água não cai, devido a pressão atmosférica”, aponta a docente.

Segundo explica a educadora, há ação desse fenômeno de fora para dentro do recipiente, sendo maior que a água que está agindo em sentido contrário (dentro para fora), em virtude do peso exercido pelo ar em relação a superfície terrestre. Na sequência, realizaram outra experiência: ‘O ar ocupa espaço’.

“Com um copo e um guardanapo dentro, colocavam em uma tigela com água. O guardanapo não molhava, pois o ar que estava ali dentro ocupava o espaço, não deixando a água entrar. Observaram que não conseguimos ver, nem pegar o ar, porém senti-lo, relacionando como quando enchemos um balão. Eles relataram que a experiência foi ótima”, conclui Rosi.

Acesse o blog escolar da Escola Jardim Bela Vista clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE