Metodologias ativas contribuem em aula multidisciplinar | aRede
PUBLICIDADE

Metodologias ativas contribuem em aula multidisciplinar

Ações foram desenvolvidas nos quintos anos B e C da Escola Professora Dalila Ayres em Castro

Alunos explicaram, posteriormente, como chegaram aos seus resultados
Alunos explicaram, posteriormente, como chegaram aos seus resultados -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ações foram desenvolvidas nos quintos anos B e C da Escola Professora Dalila Ayres em Castro

Os quintos anos B e C da Escola Municipal Professora Dalila Ayres em Castro, sob coordenação do professor David Gelatti, desenvolveram amplos trabalhos de maneira interdisciplinar. O educador pontua todas as ações realizadas que os alunos realizaram, estimulando o aprendizado e o raciocínio individual.

“Nas semanas inicias deste mês de maio, realizei com as turmas de quinto ano um trabalho que envolveu tanto as disciplinas de Língua Portuguesa como a de Matemática, onde trabalhei com os mesmos a resolução de situações-problema não convencionais com a utilização do painel de soluções”, aponta David.

Segundo professor, o objetivo principal das aulas era a “interpretação implícita dos alunos”, além da coleta e análise de dados. Tudo através de formações realizadas pelo antigo Mathema, atual Format, “onde os multiplicadores trabalham conosco a resolução de situações-problema não convencionais e também a utilização das metodologias ativas nesse processo”, conforme explica o docente.

Os estudantes puderam resolver duas situações no individual utilizando o painel de soluções, “no qual eles têm a possibilidade de resolver a sua problemática com a utilização de cálculos, desenhos e até mesmo com o uso da escrita, com isso o aluno poderá desenvolver outras habilidades além da resolução formal com cálculos apenas”, pontua David.

Houve a apresentação ao restante da turma por cada aluno, com o final do primeiro momento tendo a conclusão das soluções – compartilhando, individualmente, com o grande grupo como chegaram ao resultado final, além das estratégias utilizadas para tal fim. Para complementar, em uma nova etapa, os alunos foram divididos em quatro grupos, com respeito as medidas sanitárias como distanciamento social.

“Cada grupo de alunos passou por cada uma das quatro estações de problemas, sendo que elas continham: problemas com excesso de dados, com mais de uma solução, um problema convencional e um sem solução. Contudo, e apesar de nossas limitações devido a pandemia, o trabalho deu muito certo, pois os alunos conseguiam compartilhar seus raciocínios e linhas de pensamento para a resolução de cada um dos problemas. Mas, cada um possuía o seu painel de uso pessoal”, aponta o professor.

Para fechar, David dá suas impressões sobre o amplo trabalho multidisciplinar que desenvolveu com as duas turmas. “Desta forma, o trabalho deu muito certo. Os resultados foram muito positivos, bem como, os alunos gostaram muito da experiência que lhes foi proposta”, conclui.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Dalila Ayres clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE