PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Alunos entrevistam familiares após videoaula do Vamos Ler

Vamos Ler

01 de junho de 2021 10:30

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Ações ambientais contribuem com a fauna e flora da região

Adaptação marca festa junina em turma de Piraí do Sul

Práticas levam alunos a 'tour' pela história no Sagrada Família

Turma de Carambeí estuda e se diverte com festa junina
Projeto proporciona entrevistas com familiares em Jaguariaíva
Alunos de Irati transformam casas em cenários de histórias
Dia do Imigrante propicia estudos 'juninos' em Carambeí
PUBLICIDADE

Conteúdo sobre a covid-19 foi base de estudo sobre microrganismo no 5º ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuiliki em Irati

Com o tema ‘Microrganismos, o mundo invisível!’, o 5º ano da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuiliki de Irati, colocou em práticas as diretrizes comunicacionais do Vamos Ler – Geração Digital, utilizando materiais e construindo seus próprios conteúdos. Dessa forma, a turma pôde estudar e fazer suas próprias entrevistas acerca da covid-19.

“A escola, na participação do Vamos Ler e na abordagem das videoaulas disponibilizadas pelo projeto, tem desenvolvido diversas atividades com a turma do 5º ano. As videoaulas tem agregado muito ao trabalho pedagógico através do meio digital, diante do novo perfil escolar neste período pandêmico”, aponta a coordenadora pedagógica Verônica Barbosa Furmanowicz.

Através da videoaula ‘Covid-19: saiba como a doença age no organismo e medidas para combate-la’, disponibilizado no WhatsApp para alunos e familiares, a turma iniciou as atividades sobre o tema. Segundo a pedagoga, o conteúdo do Vamos Ler “foi bem explicativo, reflexivo, reforçando os cuidados e as medidas a serem adotadas para conter o contágio pela covid-19”.

Outro ponto que chamou a atenção na videoaula foi a diferenciação entre a terminologia deste microrganismo: coronavírus, covid-19 e Sars-Cov-2 – conforme você pode assistir clicando aqui. “Para um melhor desenvolvimento do trabalho, a professora Josnéia Aparecida Marcondes abordou o assunto na disciplina de Ciências sobre ‘os microrganismos’, e procurou relacioná-los com o momento pandêmico, ou seja, com pandemia da covid-19”, complementa Verônica.

Nesse ínterim, Josnéia pontua como foi sua aula: explicação aos alunos sobre os microrganismo, que são pequenos e se encontram em todos lugares. Ainda, sinaliza que há seres do gênero que são benefícios, enquanto outros não, com “o fato que precisamos aprender a conviver com eles, sem deixar que nos prejudiquem”, conforme diz a docente.

“Após a explicação, reflexão sobre o momento que estamos vivendo, dos cuidados necessários a serem adotados, e da gravidade de um momento pandêmica, no qual se torna essencial adotar nova rotina de cuidados e adaptações a situações que até então realizávamos cotidianamente, os alunos então registraram em forma de desenho um tipo de vírus”, destaca Josnéia.

O desenho que teve mais adesão, muito por sua difusão na mídia, foi do novo coronavírus. “Também, foi proposta a reflexão e intensificação dos cuidados entre as famílias, propondo que os alunos realizassem pequenas reportagens sobre o conteúdo explorado, frisando quais cuidados as famílias tem adotado nessa pandemia”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Esperança Carignano Chuiliki clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados