PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Turma de escola rural destaca ação tropeira em Jaguariaíva

Vamos Ler

15 de junho de 2021 13:40

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Estudo sobre as Olímpiadas engaja turmas em Carambeí

Escola de Ipiranga une todas as turmas em festejos juninos

Transporte escolar garante adesão em escola de Ipiranga

Projeto em Castro valoriza produção e inovação no campo
Fernandes Pinheiro adquire notebooks para a Educação
Ritmo de festas juninas diverte escola rural em Ipiranga
Emoções do volta às aulas têm obra como base em Ipiranga
PUBLICIDADE

Fotos, vídeos, textos, discussão e áudios foram alguns recursos utilizados no 5º ano da instituição de ensino Maria Nicoletti Ribas

A professora Damaris Bueno Costa Passos, coordenando o 5º ano da Escola Rural Municipal Maria Nicoletti Ribas, em Jaguariaíva, desenvolveu uma atividade voltada ao tropeirismo. Com vídeos, fotos, textos, discussão e orientação da turma por meio de áudio no grupo de estudos dos alunos, a docente destaca os principais pontos trabalhados.

“Os alunos aprenderam que o tropeirismo foi um ciclo econômico de vital importância para a formação de Jaguariaíva no início do século XVII: bandeiras, paulistas e tropeiros fizeram as primeiras penetrações na região que constitui o território de Jaguariaíva”, aponta a educadora.

Damaris conta que, com contribuição da assessoria pedagógica das escolas rurais, houve o acompanhamento de todas as etapas com fotos e pesquisando, relatando “um trabalho de extrema importância para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, tanto em história, como nas produções textuais”, além de desenvolver a oralidade “no reconto aos familiares”.

Por fim, a educadora destaca a utilização de recursos e os resultados que o trabalho sobre o tropeirismo trouxe aos educandos. “Contextualizou-se os conteúdos utilizando-se da tecnologia, desenvolvendo raciocínio reflexivo e criatividade dos alunos”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Maria Nicoletti Ribas clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados