Aula do Vamos Ler auxilia em estudos ambientais de Irati | aRede
PUBLICIDADE

Aula do Vamos Ler auxilia em estudos ambientais de Irati

Quinto ano da Escola Rural Atalino Borges de Lima assistiu videoaula do projeto do Grupo aRede e contextualizou com realidade que vivem. Cartazes e textos expuseram ação dos alunos

Diversos materiais foram estudados, debatidos e produzidos junto à turma
Diversos materiais foram estudados, debatidos e produzidos junto à turma -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quinto ano da Escola Rural Atalino Borges de Lima assistiu videoaula do projeto do Grupo aRede e contextualizou com realidade que vivem. Cartazes e textos expuseram ação dos alunos

Através da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital que trava da temática ‘Saiba porque é importante cuidar do meio ambiente’, o 5º ano da Escola Rural Municipal Atalino Borges de Lima, em Irati, desenvolveu amplas atividades com recursos midiáticos e físicos. A professora da turma, Neli Naimann Rossa, comenta os aspectos trabalhados com os alunos.

“Diante da atual situação, do Brasil e do mundo, como educadores temos a obrigação de trabalhar esse tema com nossos alunos. Iniciamos com o vídeo ‘Saiba porque é importante cuidar do meio ambiente’, enviado pelo Vamos Ler – Geração Digital. Como moramos em uma área rural, nossos alunos vivem em contato com a natureza e podem observar várias mudanças ocorridas nesse ambiente”, destaca a docente.

Neli pontua que uma destas alterações são animais selvagens que se aproximam cada vez mais das casas, com o crescimento de pássaros, que a educadora credita está atrelado a diminuição dos predadores naturais, além da mata nativa, substituída por plantações de pinos e eucaliptos. Assim, levantou-se à questão com a turma: qual será a consequência disso a médio e longo prazos?

“Notamos também a diminuição no nível de água nos rios e córregos, assoreados pela terra carregada pelas chuvas, mostrando a necessidade de cuidarmos das nascentes e da mata ciliar, que protege o rio, sendo que, deve ser a mata nativa e não plantações de pinos e eucaliptos, como vem acontecendo”, aponta a professora.

Com a realização de estudos pela mídia, completa Neli, houve a percepção da importância de cada um fazer a sua parte: cuidados com meio ambiente nos terrenos das famílias, plantação de árvores nativas, evitar desmatar próximo aos rios, doação de recicláveis às cooperativas que fazem a coleta na comunidade. “Com atitudes como essas, estaremos melhorando a qualidade de vida no nosso planeta. São pequenas ações que fazem a diferença”, conclui Neli.

Diretora destaca dinâmica

Luciana Stroparo, diretora da Escola Rural Atalino Borges de Lima, citou o trabalho com a videoaula do Vamos Ler, enfatizando que o processo contou com outros vídeos explicativos, que denotavam a importância para a vida dos seres humanos, além dos recursos naturais e a indispensável preservação ambiental e respeito dentro desse contexto.

“Os alunos também receberam materiais impressos como: textos explicativos sobre o assunto, sobre as ações humanas que causam problemas ambientais, tais como: poluição, queimadas e desmatamentos. Também, ações que podem contribuir para a preservação dos recursos naturais e preservação da vida. Com o tema abordado, os alunos produziram textos. Também, elaboraram cartazes de conscientização e respeito à natureza”, pontua a gestora.

Ainda, Luciana elenca o valioso e importante trabalho realizado com Neli, o que envolveu o tema e contextualizou à realidade em que vivem: a zona rural. Ainda, ressaltou a necessidade da sobrevivência, através da consciência da preservação e os cuidados com a vida.

“Mediante ao trabalho realizado pela professora, os alunos sentiram-se motivados no desenvolvimento das atividades propostas, onde os trabalhos foram realizados com dedicação e empenho. Lembrando, também, da importância do envolvimento familiar nas atividades remotas, inclusive nas atividades do projeto Vamos Ler. Outro fator importantíssimo neste cenário pandêmico é a utilização das mídias na construção do conhecimento de nossos educandos”, conclui a diretora.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Atalino Borges de Lima clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE