PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Material do Vamos Ler sobre a água dinamiza aula em Irati

Vamos Ler

16 de junho de 2021 20:06

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Práticas levam alunos a 'tour' pela história no Sagrada Família

Turma de Carambeí estuda e se diverte com festa junina

Projeto proporciona entrevistas com familiares em Jaguariaíva

Alunos de Irati transformam casas em cenários de histórias
Dia do Imigrante propicia estudos 'juninos' em Carambeí
Aspectos matemáticos são temas de aula remota em Irati
Videoaula do Vamos Ler explica sobre o mundo das bactérias
PUBLICIDADE

Através de videoaula, alunos do quinto ano da Escola Olaria Filipak produziram vídeos, fotos, pesquisas e produções textuais com foco na importância deste recurso natural

O 5º ano da Escola Municipal Olaria Filipak em Irati desenvolveu uma atividade referente à Semana do Meio Ambiente, comemorada de 6 a 12 de junho. Para delimitar o assunto, uma das propostas foi à preservação e consumo consciente da água. Com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital acerca da temática, além de produções de alunos, a professora Thaís Padilha Goy dá as principais perspectivas da dinâmica.

“Iniciamos o trabalho através de uma conversação com as crianças sobre este recurso tão essencial para a nossa sobrevivência. A aula aconteceu pelo Meet, sendo que em seguido assistimos o vídeo ‘Água: entenda porque é cada vez mais necessário cuidar desse recurso”. (A) mídia (foi) retirada do site arede.info/vamosler-aulas”, aponta a docente.

Thaís enfatiza: à frente da turma, alegrou-se ao perceber tanto o desenvolvimento, quanto o comprometimento dos alunos em relação as ações. A participação da família e o esforço de reutilizar a água também foram destacados pela educadora. “Também, contribuiu para a sensibilização e orientação de novas maneiras de reutilizar a água. Trabalho muito gratificante e prazeroso. Obrigada equipe da aRede por nos proporcionarem significativa oportunidade”, complementa a professora.

Pedagoga comenta ação de alunos

Quem também destacou o amplo trabalho foi a coordenadora pedagógica Elicéia Halatiki Szereda. “Os alunos puderam falar sobre as maneiras que utilizamos a água durante nosso dia a dia: tomar banho, lavar louça, roupa, calçadas, tomar, fazer comida, etc. Também, falaram sobre a escassez de água que estamos enfrentando devido à falta de chuvas”, comenta a educadora.

A proposição à turma, diz Elicéia, foi de realizar o trabalho sobre o tema com um dos quatro recursos: vídeo, foto, pesquisa ou produção escrita. Com a escolha de cada aluno, houve uma conversa importante sobre a família estar unida dentro dessas ações.

“O engajamento familiar é crucial para um bom andamento do trabalho. Na data combinada todos apresentaram o resultado de seus trabalhos e, com isso, percebemos o empenho da professora que, mesmo à distância, conseguiu atingir seus objetivos e promover um conhecimento de forma criativa e motivadora”, conclui a coordenadora pedagógica.

Acesse o blog escolar da Escola Olaria Filipak clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados