PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Desafios marcam festa junina remota em Jaguariaíva

Vamos Ler

17 de junho de 2021 19:40

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Turma de Carambeí estuda e se diverte com festa junina

Projeto proporciona entrevistas com familiares em Jaguariaíva

Alunos de Irati transformam casas em cenários de histórias

Dia do Imigrante propicia estudos 'juninos' em Carambeí
Aspectos matemáticos são temas de aula remota em Irati
Videoaula do Vamos Ler explica sobre o mundo das bactérias
Homenagem a profissionais de saúde marca os 114 anos de Irati
PUBLICIDADE

Alunos do 5º ano A da Escola Prefeito Aristides Soares puderam desenvolver cinco etapas para comemorar tradicional evento do mês de junho

Com a pandemia, uma tradicional ação do mês de junho teve que ser reconfigurada: a festa junina. Mesmo através do distanciamento social e as regras sanitárias, o 5º ano A da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares, em Jaguariaíva, não achou impeditivos para comemorar o evento de suas casas. A professora da turma, Mara Silvia Cocito Cadamuro Garcia, conta como o trabalho foi realizado.

“Junho é caracterizado por danças como quadrilhas, comidas típicas, brincadeiras, fogueira e bandeirinhas. Festejamos, também, o dia de Santo Antônio, São João e finalizamos com o dia de São Pedro. Para comemorar a festa junina, que este ano por causa da pandemia na ocorreu na escola, os alunos irão resolver alguns desafios diários em casa para não esquecermos desses festejos juninos que fazem parte da tradição e do calendário escolar”, aponta a docente.

Os desafios, explica Mara, foram lançados na semana dos dias 8 a 11 de junho, com as crianças e os familiares conhecendo a histórias destas festas, além de adquirirem o gosto pela tradição. Assim, puderam usar a criatividade para realizarem suas próprias festas. O primeiro desafio, nesse ínterim, foi colocar o traje caipira “para arrasar no look”, conforme pontua a educadora.

“O segundo era pesquisar uma brincadeira caipira e gravar um vídeo mostrando passo a passo como se brinca. O terceiro era escrever uma receita de uma comida típica que fazemos sempre nas festas juninas. O quarto desafio era confeccionar um instrumento musical utilizando material reciclável. O quinto e último desafio era colocar uma música junina e gravar um vídeo fazendo uma dança bem animada”, complementa a professora.

Mara cita um ótimo trabalho acerca do tema, proporcionando as interações entre pais e filhos nas brincadeiras, além da desenvoltura dos alunos nas danças, criando seus próprios passos sem a ajuda da professora. Ainda, confeccionaram seus instrumentos com materiais recicláveis, com o que possuíam em casa e a escrita de uma receitada retirada de um caderno de suas mães. “Parabéns a todos que participaram desses desafios”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Prefeito Aristides Soares clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados