PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Aula do Vamos Ler promove entrevista familiar em Irati

Vamos Ler

19 de junho de 2021 17:30

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Ações ambientais contribuem com a fauna e flora da região

Adaptação marca festa junina em turma de Piraí do Sul

Práticas levam alunos a 'tour' pela história no Sagrada Família

Turma de Carambeí estuda e se diverte com festa junina
Projeto proporciona entrevistas com familiares em Jaguariaíva
Alunos de Irati transformam casas em cenários de histórias
Dia do Imigrante propicia estudos 'juninos' em Carambeí
PUBLICIDADE

Alunos do 5º ano B da Escola Francisco Stroparo puderam entrevistar pessoas mais velhas da família sobre como era o meio ambiente na sua época

Através da sétima videoaula do Vamos Ler – Geração Digital, que abordava o tema ‘Meio Ambiente: entenda como práticas simples ajudam a cuidar do nosso planeta’, os alunos do 5º ano B da Escola Municipal Francisco Stroparo, em Irati, puderam atuar como verdadeiros repórteres com entrevistas, além de desenvolverem atividades ambientais valiosas.

“A questão ambiental vem sendo cada vez mais discutida em nossa sociedade, pois o futuro da humanidade depende e como o homem tem utilizado os recursos naturais. Baseando-se na videoaula número 7 do projeto Vamos Ler – Geração Digital, sobre o meio ambiente, foi realizada uma Meet o dia 14 (de junho) com os alunos”, aponta a diretora Daniele Regina.

No encontro virtual, sob regimento da professora da turma Maria Eliane, foi abordado dados sobre a produção de lixo no país, importância dos cuidados com o meio ambiente, além do mau uso de ecossistemas. Conforme explica a gestora, houve participação ativa dos alunos, que comentaram as pequenas atitudes que contribuem com a preservação ambiente.

Maria Eliane reforçou a importância de separar o lixo, para o destino adequado, enquanto Daniele relembrou a turma sobre os projetos realizados na escola com fins de evitar a degradação do meio ambiente: troca de papéis reciclados por papel higiênico; troca de óleo usado por detergente; coleta de latas e lacres; plantio da horta escolar; e ação de compostagem.

Assim, surgiu a proposição que a turma fizesse uma entrevista com seus avôs ou pessoas mais velhas da família, rememorando o meio ambiente há décadas atrás, além de explicarem as mudanças nesse período. “Segundo o aluno Victor, sua avó contou que ‘não existiam tantas embalagens descartáveis, antigamente faziam bolachas, docas, pão e até mesmo cerveja em casa’”, aponta a diretora.

Outro comentário, desta vez fa aluna Camila, traz que “os rios eram mais limpos e não havia tantos carros, casas e fábricas, e as ruas não eram asfaltadas”. Para Daniele, o comentário denotou que isso levantou um debate acerca de como ação humana interfere positiva e negativamente no meio ambiente.

“Como incentivo à preservação do meio ambiente, a diretora se propôs a dar uma muda de árvore a cada aluno da turma até o final do mês de junho. O prazo para que os alunos enviassem a entrevista era até o dia 18 de junho dia, em que foi realizada a última Meet”, conclui a diretora.

Acesse o blog escolar da Escola Francisco Stroparo clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados