PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Turma de Irati destaca ações de leitura no ensino remoto

Vamos Ler

21 de junho de 2021 19:45

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Turma de Carambeí estuda e se diverte com festa junina

Projeto proporciona entrevistas com familiares em Jaguariaíva

Alunos de Irati transformam casas em cenários de histórias

Dia do Imigrante propicia estudos 'juninos' em Carambeí
Aspectos matemáticos são temas de aula remota em Irati
Videoaula do Vamos Ler explica sobre o mundo das bactérias
Homenagem a profissionais de saúde marca os 114 anos de Irati
PUBLICIDADE

Desenvolvimento de atividades com foco no hábito de ler e interpretar são os focos de iniciativa no 5º ano da Escola Matilde Araújo do Nascimento

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento, em Irati, sob coordenação da professora Maria Cristina Panko Cecato, desenvolveram uma atividade com o tema ‘Novas tendências para o ensino remoto’. A docente explica quais recursos e ganhos teve com esse assunto junto à turma.

“Para ampliar o aprendizado e fixação dos conteúdos, desenvolvemos uma atividade avaliativa por meio de videochamada: ‘Leitura de texto, interpretação e atividades orais’, feita pelos alunos. As chamadas de áudio e vídeo se tornaram um dos principais meios de comunicação nos últimos meses, auxiliando os alunos no dia a dia a se comunicarem com os professores sem depender somente de mensagens de texto e áudios de WhatsApp”, destaca a educadora.

Inicialmente, houve uma conversa com os alunos, com dicas para realizar uma leitura bem feita: local claro e calmo, com foco na concentração, estando tranquilo, com uma postura. Assim, através de data e hora marcadas, os estudantes possuem uma ficha de monitoramento da leitura em mãos, com a professora fazendo a videochamada para que cada um lesse o texto, fizesse a interpretação oral e respondendo algumas questões relacionadas ao tema.

“Exemplos: se reconhece parágrafos, se identificar personagens e quais, se identifica o tema do texto, se sabe quem é o autor, se leu considerando pontuação e acentuação, se a leitura foi fluente, se teve entonação e se localiza as informações do texto. A atividade foi bem aceita pelos pais e alunos, e o objetivo foi alcançando com sucesso”, conclui Maria Cristina.

Acesse o blog escolar da Escola Matilde Araújo do Nascimento clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados