PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Escola de Imbituva inova em realização de festa junina

Vamos Ler

13 de julho de 2021 19:10

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Videoaula do Vamos Ler aborda importância de cuidar da fauna

Alunos de Jaguariaíva fazem resgate histórico da cidade

Estudo sobre as Olímpiadas engaja turmas em Carambeí

Escola de Ipiranga une todas as turmas em festejos juninos
Transporte escolar garante adesão em escola de Ipiranga
Projeto em Castro valoriza produção e inovação no campo
Fernandes Pinheiro adquire notebooks para a Educação
PUBLICIDADE

Com retirada de kit presencial, caracterização e festividade remota, equipe escolar da instituição Rural de Barro Preto propicia momentos culturais aos alunos

Com mais um ano com aulas e eventos presenciais comprometidos pela pandemia da covid-19, a Escola Rural Municipal de Barro Preto, em Imbituva, reinventou-se novamente para comemorar a tradicional festa junina. A professora Emanoele Cristina Portela Franco Vizinoni comenta os principais aspectos da iniciativa neste ano, que teve uma ‘força-tarefa’ de toda a equipe escolar.

“A comemoração foi adaptada pela equipe da escola na versão 2021 e aderiu ao modelo híbrido de arraial: parte virtual e parte presencial, ou seja, o aluno veio até a escola buscar seu kit junino para o ‘Arraiá Dos Cada Um Na Sua Casa’. Foi discutido junto com a equipe da escola como trazer o espírito da festa para esse momento atípico. Nada vai substituir nossa festa tradicional, porém a escola e sua equipe optaram por fazer esse acolhimento, mas respeitando as normas de segurança e as adaptações necessárias”, aponta a docente.

Dessa forma, o kit disponibilizado pela escola continha: cocada, doce-de-abóbora, pipoca doce, pé-de-moleque, pipoca salgada, pirulito, doce-de-leite e, como decoração, houve o envio de um cordão com bandeirinhas, além do pedido que os alunos fossem à instituição de ensino à caráter. “Esse trabalho envolveu toda a equipe da escola e foi feito com muito carinho para que as crianças possam conseguir sentir esse clima de festa mesmo à distância”, complementa Emanoele.

Quem também destacou a festa foi a pedagoga Arilde Filipack, que ressaltou que “não podemos festejar todos juntos, mas podemos levar aos nossos alunos a importância da diversidade cultural e a alegria que essa cultura brasileira nos oferece”, podendo “oportunizar e resgatar um pouco das comemorações com decoração e algumas guloseimas típicas dessa época”.

Para concluir, a ideia foi de envolver todos no espírito alegre das comemorações culturais que envolvem as festas juninas, além de estimular e ampliar o aprendizado acerca da cultura. “A ideia é brincar junto com a família em casa e compartilharem com seus amiguinhos e professor no grupo de WhatsApp. A equipe da escola agradece a todos pela participação”, conclui Arilde.

Acesse o blog escolar da Escola Rural de Barro Preto clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados