Turmas de Carambeí distinguem trabalho infantil de ajuda no lar | aRede
PUBLICIDADE

Turmas de Carambeí distinguem trabalho infantil de ajuda no lar

Com auxílio de videoaula do Vamos Ler, 4º e 5º anos da Escola Rural Santa Cruz conheceram práticas nocivas na infância e aquelas que contribuem positivamente com suas famílias

VÍDEO
Com auxílio de videoaula do Vamos Ler, 4º e 5º anos da Escola Rural Santa Cruz conheceram práticas nocivas na infância e aquelas que contribuem positivamente com suas famílias | Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com auxílio de videoaula do Vamos Ler, 4º e 5º anos da Escola Rural Santa Cruz conheceram práticas nocivas na infância e aquelas que contribuem positivamente com suas famílias

Com a ideia de ‘conscientizar, denunciar e combater’ o trabalho infantil, as turmas de 4º e 5º anos da Escola Rural Municipal Santa Cruz desenvolveram, no dia 6 de julho, uma série de atividades sobre o tema. A professora das turmas, Gabriella Luiza Pereira Freytag comenta os aspectos trabalhados junto aos alunos.

“Nosso suporte foi a reportagem apresentada no dia 11 de junho na página aRede com o projeto Vamos Ler. Percebemos que nos últimos anos vem aumentando o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, correndo risco de danos físicos, mentais e sociais. O trabalho infantil compromete a educação, restringindo seus direitos e limitando suas oportunidades futuras, levando a pobreza” destaca a docente.

Para isso, através do componente curricular ‘Arte’, a educadora buscou conciliar a disciplina junto ao tema, através da análises de obras de arte de Ivan Cruz, artista que retratava sua infância nas pinturas. Os alunos, ao observar essas produção, relataram o que penavam a respeito da infância, expressando suas opiniões e conscientizando-se acerca da qualidade de vida nesse período.

“No segundo momento assistimos a reportagem postada na página aRede: ‘Trabalho Infantil: como se configura e mecanismos para combater essa prática. Debatemos com os alunos sobre a reportagem, ressaltando a importância da denúncia. Os alunos também compreenderam os malefícios que causam em uma criança que está sujeita a exploração do trabalho, afetando seu desenvolvimento”, pontua Gabriella.

Em complemento, a professora cita que todas as crianças têm direitos, mas também deveres. “Ao trabalhar com o tema, percebi a importância de esclarecer aos alunos sobre contribuírem nos afazeres de casa: arrumando a cama, organizar brinquedos, guardas as louças e até mesmo cuidar do jardim são exemplos de atividades que podem ser atribuídas aos pequenos, que fará com que a criança seja uma pessoa que colabora para o bem comum de todos no lar, sem prejudicar seus direitos”, cita a docente.

Ainda, a ajuda aos pais contribui que as crianças se sintam úteis e parte da família, fortalecendo a autoestima, conforme explica a professora. Nesse contexto, houve a distinção de trabalho infantil e contribuições no lar, desenvolvendo as habilidades dos alunos na percepção dos interesses e formação de noções de responsabilidade, cuidado, autonomia e independência.

“E, para finalizarmos a aula foi lançado dois desafios aos alunos. Primeiro, foi proposto que ilustrassem, o que eles haviam compreendido sobre o tema. Segundo desafio: produzir um vídeo em casa, dando um recadinho para os pais ou responsáveis que infelizmente fazem essa exploração do trabalho infantil”, conclui Gabriella.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Santa Cruz clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE