PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Retorno às aulas em 5º ano de Irati tem ‘emojis’ e emoção

Vamos Ler

26 de julho de 2021 15:30

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Aula em Castro sobre 'Dia da Árvore' explora as araucárias

Alunos de Irati coletam resíduos em ação de combate à dengue

Combate às drogas é tema de conscientização em Jaguariaíva

Roda de debate em Fernandes Pinheiro aborda a pobreza
'Dia da Árvore' tem mudas para plantio de alunos em Ipiranga
Trabalho em Jaguariaíva alerta para relevância da saúde bucal
Alunos de Jaguariaíva estudam e debatem sobre queimadas
PUBLICIDADE

Turma da Escola Rural Atalino Borges de Lima pôde reencontrar sala de aula com dinâmica que expôs sentimentos de alunos e equipe escolar

Cercado de muita expectativa, o retorno às aulas presenciais em Irati ocorreu no dia 19 de julho. Na Escola Rural Municipal Atalino Borges de Lima, o carinho e atenção foram os principais métodos para recepcionar os alunos após mais de um ano longe da sala de aula física. A diretora Luciana Stroparo comenta os destaques desse volta do 5º ano na instituição de ensino

“O retorno presencial não foi de 100% dos estudantes e alguns alunos permanecerão no ensino remoto. E, a escola estará utilizando os recursos digitais para o processo de ensino e aprendizagem. Houve uma preparação da equipe escolar através de Meet com psicólogos da Secretaria Municipal de Educação e o retorno presencial acontece de forma tranquilo, com muito carinho e atenção para com os educandos”, aponta a gestora.

Entre os sentimentos, elenca Luciana, houve apreensão, ansiedade, timidez e imensa alegria. A acolhida inicial ocorreu através da professora Neli Naimann Rossa, que conversou com a turma sobre bons sentimento deles voltarem ao ambiente escolar. Na sequência, houve uma dinâmica com a entrega de um círculo amarelo para os alunos e equipe escolar.

“Cada um deveria criar seu emoji de como estava se sentido. Aí cada um ia falando seus sentimentos apresentando o emoji e colando um ao lado do outro. Os alunos apresentaram e falaram de seus sentimentos de estarem voltando as atividades no ambiente escolar. Em seguida, a equipe da escola também falou dos seus sentimentos, fazendo uma acolhida especial”, complementa a diretora.

As orientações de prevenção e protocolos de segurança contra a covid-19 também foram explicados. Uma das professoras, que foi infectada pelo vírus, explicou os sintomas iniciais, a dificuldade causada pela doença e seu perigo. “Os alunos permanecerão no ensino remoto. Irão receber materiais impressos, e a professora estará usando os recursos digitais para trabalhar os conteúdos propostos para a turma, tais como vídeos, áudios e fotos”, conclui Luciana.

Professora exalta retorno

Neli também comentou os aspectos que, através do decreto municipal, permitiram o retorno das aulas presenciais em Irati. Entre eles está que, de um total de 12 alunos, nove deles retornaram, enquanto outros três irão continuar no ensino remoto.

“Nossa escola preparou o ambiente para receber os alunos, com todos os protocolos de segurança. Mas, também, com imensa alegria e esperança, que tudo dê certo, e de que possamos dar continuidade aos estudos da forma presencial”, destaca a docente.

A timidez também foi relatada pela educadora, assim como a dinâmica de sentimentos através dos emojis. Assim, a turma pôde expor as expectativas no retornos, com o compartilhamento de emoções e esperanças.

 “Ouvimos o relato da professora Susana sobre sua experiência com a infecção pela covid. O relato foi cheio de emoção e agradecimento por ter se curado da doença. Aqui fica registrado um momento que, com certeza, levaremos conosco até o fim de nossas vidas – e, poderemos contar para as futuras gerações”, conclui Neli.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Atalino Borges de Lima clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados