Retorno às aulas em 5º ano de Irati tem ‘emojis’ e emoção | aRede
PUBLICIDADE

Retorno às aulas em 5º ano de Irati tem ‘emojis’ e emoção

Turma da Escola Rural Atalino Borges de Lima pôde reencontrar sala de aula com dinâmica que expôs sentimentos de alunos e equipe escolar

Volta no dia 19 de julho contou, também, com relato de professora que teve covid
Volta no dia 19 de julho contou, também, com relato de professora que teve covid -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Turma da Escola Rural Atalino Borges de Lima pôde reencontrar sala de aula com dinâmica que expôs sentimentos de alunos e equipe escolar

Cercado de muita expectativa, o retorno às aulas presenciais em Irati ocorreu no dia 19 de julho. Na Escola Rural Municipal Atalino Borges de Lima, o carinho e atenção foram os principais métodos para recepcionar os alunos após mais de um ano longe da sala de aula física. A diretora Luciana Stroparo comenta os destaques desse volta do 5º ano na instituição de ensino

“O retorno presencial não foi de 100% dos estudantes e alguns alunos permanecerão no ensino remoto. E, a escola estará utilizando os recursos digitais para o processo de ensino e aprendizagem. Houve uma preparação da equipe escolar através de Meet com psicólogos da Secretaria Municipal de Educação e o retorno presencial acontece de forma tranquilo, com muito carinho e atenção para com os educandos”, aponta a gestora.

Entre os sentimentos, elenca Luciana, houve apreensão, ansiedade, timidez e imensa alegria. A acolhida inicial ocorreu através da professora Neli Naimann Rossa, que conversou com a turma sobre bons sentimento deles voltarem ao ambiente escolar. Na sequência, houve uma dinâmica com a entrega de um círculo amarelo para os alunos e equipe escolar.

“Cada um deveria criar seu emoji de como estava se sentido. Aí cada um ia falando seus sentimentos apresentando o emoji e colando um ao lado do outro. Os alunos apresentaram e falaram de seus sentimentos de estarem voltando as atividades no ambiente escolar. Em seguida, a equipe da escola também falou dos seus sentimentos, fazendo uma acolhida especial”, complementa a diretora.

As orientações de prevenção e protocolos de segurança contra a covid-19 também foram explicados. Uma das professoras, que foi infectada pelo vírus, explicou os sintomas iniciais, a dificuldade causada pela doença e seu perigo. “Os alunos permanecerão no ensino remoto. Irão receber materiais impressos, e a professora estará usando os recursos digitais para trabalhar os conteúdos propostos para a turma, tais como vídeos, áudios e fotos”, conclui Luciana.

Professora exalta retorno

Neli também comentou os aspectos que, através do decreto municipal, permitiram o retorno das aulas presenciais em Irati. Entre eles está que, de um total de 12 alunos, nove deles retornaram, enquanto outros três irão continuar no ensino remoto.

“Nossa escola preparou o ambiente para receber os alunos, com todos os protocolos de segurança. Mas, também, com imensa alegria e esperança, que tudo dê certo, e de que possamos dar continuidade aos estudos da forma presencial”, destaca a docente.

A timidez também foi relatada pela educadora, assim como a dinâmica de sentimentos através dos emojis. Assim, a turma pôde expor as expectativas no retornos, com o compartilhamento de emoções e esperanças.

 “Ouvimos o relato da professora Susana sobre sua experiência com a infecção pela covid. O relato foi cheio de emoção e agradecimento por ter se curado da doença. Aqui fica registrado um momento que, com certeza, levaremos conosco até o fim de nossas vidas – e, poderemos contar para as futuras gerações”, conclui Neli.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Atalino Borges de Lima clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE