PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Vamos Ler contribui no estudo sobre araucárias em Imbituva

Vamos Ler

29 de julho de 2021 17:16

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Combate à dengue é tema de aula em Fernandes Pinheiro

Turma promove homenagem aos 198 anos de Jaguariaíva

Alunos de Castro prosseguem com projeto ambiental

Folclore desperta imaginário de alunos do Colégio Integração
Dentistas levam importância da saúde bucal a alunos em Castro
Civismo marca homenagem à Independência em Ipiranga
Palestra em Carambeí destaca motivos para plantar árvores
PUBLICIDADE

Turma multisseriada da Escola Rural de Colônia Bela Vista, através de videoaula do projeto, desenvolveu atividades como receitas e registros em imagens do tema

Através da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital, que tratava sobre a preservação da araucária, árvore símbolo do Paraná, os 18 alunos da turma multisseriada da Escola Rural Municipal de Colônia Bela Vista, em Imbituva, puderam trabalhar efusivamente o tema. A professora Noeli Bobato Penteado comenta os principais aspectos do trabalho.

“A importância de preservar a Araucaria angustifolia, espécie arbórea de gimnosperma pertencente à família Araucariacea e encontrada na região Sudeste e Sul do Brasil, conhecida também como pinheiro, foi um dos temas estudados no mês de julho na escola O trabalho foi iniciado com a videoaula do projeto Vamos Ler”, destaca a docente.

Na sequência, explica a educadora, despertou-se a curiosidade dos alunos em observarem se existem araucárias perto de suas moradias. Assim, alguns alunos perceberam que seus pais já preservavam e que ainda não sabiam de sua importância, como o fruto rico em proteínas e mineiras, além de darem sombra, evitarem a erosão, acolherem animais, produzirem o oxigênio e trazerem uma série de outras vantagens.

“Em seguida, os alunos do quarto e quinto anos desenvolveram muito bem suas atividades enviando fotos dos pinheiros próximos as suas casas e produzindo um texto. Já os alunos do terceiro ano pesquisaram receita em que um dos principais ingredientes fosse o pinhão, fruto do pinheiro”, elenca Noeli.

Para complementar, a professora solicitou que a turma copiasse a receita no caderno, preparando os alimentos com ajuda da família, além de degustarem novas receitas e ingredientes. Assim, houve a percepção que eles poderiam variar sua alimentação com opções que existem dentro da sua localidade, além de serem sem custo: extraídos da própria natureza.

“O aluno Pedro Luis Scheiner surpreendeu a professora explicando sobre o que havia aprendido na aula e contando como se sentia bem em conviver pertos dos pinheiros e que se chamam também de araucárias. Araucária é a árvore símbolo do Paraná”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola Rural de Colônia Bela Vista clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados