PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Jujubas contribuem no estudo de sólidos geométricos em PG

Vamos Ler

05 de agosto de 2021 15:15

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Aula em Castro sobre 'Dia da Árvore' explora as araucárias

Alunos de Irati coletam resíduos em ação de combate à dengue

Combate às drogas é tema de conscientização em Jaguariaíva

Roda de debate em Fernandes Pinheiro aborda a pobreza
'Dia da Árvore' tem mudas para plantio de alunos em Ipiranga
Trabalho em Jaguariaíva alerta para relevância da saúde bucal
Alunos de Jaguariaíva estudam e debatem sobre queimadas
PUBLICIDADE

Atividade lúdica e prática com guloseimas, com ênfase nos poliedros, ocorreu em turma da Escola Professora Zair Santos Nascimento

Buscando trabalhar um método alternativo e contornar as dificuldades encontradas pelos alunos no entendimento e identificação de conceitos geométricos, a professora Ronilda de Carvalho Schmigel, do 4º ano A da Escola Municipal Professora Zair Santos Nascimento, em Ponta Grossa, desenvolveu uma atividade lúdica e prática para fixar os conceitos tão importantes dentro da área da Geometria.

“Inicialmente, em sala de aula, explanamos o assunto mostrando aos alunos os sólidos geométricos, classificando-os em poliedros e corpos redondos. Após, comparamos as formas dos sólidos com algumas imagens construídas pelo homem. Enfatizamos que as formas geométricas dos sólidos estão em todo ligar, bastando só observar”, destaca a docente.

Assim, iniciou-se com a explicação sobre os poliedros, classificando em prismas e pirâmides, para que os alunos pudessem observar as características de cada um – além de um resumo sobre cada elemento, como os prismas possuindo bases iguais com faces laterais formadas por retângulos, e pirâmides com uma base e todas as faces laterais formadas por retângulos.

“Após algumas aulas sobre o tema, partimos para a prática. Utilizamos como recursos: um vídeo explicativo sobre a temática, palitos de dente, de churrasco e jujubas. Dessa forma, o trabalho sobre sólidos geométricos foi vivenciado na prática, com a participação dos alunos, que puderam entender os poliedros de uma forma lúdica, identificando as faces, vértices e arestas e, no final, puderam degustar as jujubas”, complementa a professora.

Para fechar, Ronilda cita que foi um trabalho gratificante, além de ser muito proveitoso, observando que sua turma demonstrou interesse e participou da aula, o que ajudou a atingir o objetivo de identificar, nos sólidos geométricos, as faces, vértices e arestas.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Zair Santos Nascimento clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados