PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Campanha de reciclagem engaja turma e comunidade em Ipiranga

Vamos Ler

05 de agosto de 2021 19:35

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Alunos de Irati coletam resíduos em ação de combate à dengue

Combate às drogas é tema de conscientização em Jaguariaíva

Roda de debate em Fernandes Pinheiro aborda a pobreza

'Dia da Árvore' tem mudas para plantio de alunos em Ipiranga
Trabalho em Jaguariaíva alerta para relevância da saúde bucal
Alunos de Jaguariaíva estudam e debatem sobre queimadas
Trabalho inclusivo no Integração contribui na formação de aluno
PUBLICIDADE

Projeto de educação ambiental foi aplicado na Escola João Leonel Denck em parceria com outra instituição de ensino municipal e teve conscientização ambiental como foco

Uma temática ambiental foi amplamente construída dentro da Escola Municipal João Leonel Denck em Ipiranga: a reciclagem. Com objetivo de fortalecer estratégias pedagógicas em tempos de pandemia, através da possibilidade de aulas presenciais e remotas, a diretora da instituição de ensino, Marilda Orovoski, comenta a importância do trabalho com atividades de reciclagem que apoiam e motivam a aprendizagem dos alunos.

“A professora Oriana Bueno Balzer e os alunos do 4º ano A se organizaram para trazerem para escola papéis recicláveis para serem trocados por bonina de papel branco na fábrica Santa Clara no município vizinho de Ivaí. A atividade faz parte do projeto de educação ambiental Campo Limpo, cujo foco principal é acrescentar o compromisso com a reciclagem sob uma nova ótica, introduzindo o conceito de economia circular”, destaca a gestora.

Assim, a João Leonel Denck realizou uma parceria com a Escola Rural Municipal de Avencal, que também fica localizada em Ipiranga. Segundo Marilda, o conceito pode ser definido através de um ‘circuito fechado’ na relação produção e consumo, onde os resíduos tornam-se recursos a serem recuperados e revalorizados por meio da reutilização e reciclagem, o que beneficia as pessoas e a natureza.

“Por isso, com o intuito de maior conscientização e mobilização dos alunos e a comunidade escolar, o projeto foi além e vem se destacando como um disseminador da conscientização de diversos públicos sobre a importância da preservação ambiental e da reciclagem e reutilização de resíduos. A iniciativa das escolas tem foco na conscientização social e na consolidação de uma atitude ambientalmente responsável, onde os alunos compreendem a importância de reciclar o papel e colaborar com o meio ambiente”, pontua a educadora.

Em complemento, Marilda explica que a cooperação do projeto trouxe muito aprendizado às escolas e aos alunos, com atividade educativas junto às crianças sobre a responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos, além de sequência didáticas sobre o mesmo tema e a reciclagem, com promoção de brincadeiras dentro da escola e junto à família, reuso e separação de materiais.

“E, assim, sejam levados (os materiais), também em parceria, com a Secretaria Municipal de Educação, procurando despertar a imaginação e a criatividade dos alunos, melhorando assim sua postura e conduta perante o meio ambiente. O trabalho finaliza com uma videochamada do responsável técnico da fábrica de papel Santa Clara e a produção de um desenho sobre o tema. Estes desenhos foram organizados para exposição na escola”, conclui a diretora.

Acesse o blog escolar da Escola João Leonel Denck clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados