Projeto no recreio estimula exercícios físicos em PG | aRede
PUBLICIDADE

Projeto no recreio estimula exercícios físicos em PG

Iniciativa une quintos anos A, B, C e D da Escola General Aldo Bonde através de movimento, dança e com foco no bem-estar dos alunos

VÍDEO
Iniciativa une quintos anos A, B, C e D da Escola General Aldo Bonde através de movimento, dança e com foco no bem-estar dos alunos | Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Iniciativa une quintos anos A, B, C e D da Escola General Aldo Bonde através de movimento, dança e com foco no bem-estar dos alunos

Os quintos anos A, B, C e D da Escola Municipal General Aldo Bonde, em Ponta Grossa, participaram de um amplo projeto que estimula o movimento e os exercícios físicos, que ficaram comprometidos na pandemia: o recreio dirigido através da iniciativa Corpo Mente Cor&Ação. O trabalho foi conduzido pelos professores Lucilaine Machado Munefiça (5º ano A), Ana Mary Aparecida Pinheiro (5º ano B), Andréia Ferreira (5º ano C) e Juliano Augusto dos Santos (5º ano D).

“Nós professores dos quintos anos decidimos trabalhar esse projeto pensando na saúde mental dos nossos alunos. Como estávamos retornando depois de um bom tempo trabalhando no estimo remoto e sabendo da necessidade de estimular várias crianças para o exercício física, aliando a necessidade de cuidar para que não haja contato físico por causa dos protocolos de biossegurança, definimos para o nosso recrio dirigido o projeto Corpo Mente Cor&Ação”, aponta Lucilaine.

A ação, destaca a educadora, foi de estimular as crianças para a prática de exercícios físicos, devido a estarem sedentários devido a pandemia. Também, o projeto estimula o raciocínio, a lateralidade e o trabalho em equipe. Para complementar, a docente explica que, através da frase ‘Corpo são, mente sã’, é possível o convívio em harmonia, onde pode trabalhar a interdisciplinaridade em um momento visto como ‘descontração’. “Aproveitamos, nós professores, para relaxar um pouquinho também e estimulamos nossa saúde”, conclui a Lucilaine.

Já a professora Ana Mary Aparecida Pinheiro, buscou trabalhar com os colegas o projeto com o intuito do bem estar mental e físico dos alunos da escola devido ao quadro pandêmico enfrentado por todos. “Nós, enquanto educadores, precisamos repensar e escrever uma nova pedagogia menos mecânica. Valorizando, assim, a inteligência emocional para a formação de uma consciência mais humanizada de amor a si e ao próximo”, pontua a educadora.

Para Andréia Ferreira, o intuito vai em sintonia com os demais colegas: pensar na saúde e bem-estar de todos os alunos da instituição de ensino. “O momento em que estamos vivendo de pandemia, covid-19, cabe a nós profissionais da educação pensar em algo que traga bem-estar aos alunos, valorizando e respeitando cada um deles”, comenta a docente.

Dessa forma, explica Andréia, os professores pensaram conjuntamente no trabalho com dança e atividades físicas no horário do recreio junto aos estudantes. “Trabalhamos com todos os movimentos do corpo. Cada criança pôde, naturalmente, expor seus sentimentos através das atividades físicas. A dança nos traz sensação de liberdade, assim os alunos puderam se sentir um pouco mais leves, devido ao momento vivido de pandemia, conhecendo-se como pessoa e respeitando os limites de seu corpo”, completa a professora.

O professor Juliano Augusto dos Santos cita que, durante o decorrer de 2021 com o retorno das aulas presenciais e os protocolos de prevenção da covid-19, houve a percepção que as crianças ficaram muito tempo em casa, necessitando de uma atenção especial. Assim, com o distanciamento, permitiu que os alunos – que tinham a necessidade de se expressar e movimentar – pudessem realizar isso. Foi então que surgiu a ideia do projeto do recrio dirigido, com atividades de dança e alongamentos.

“Assim, podendo englobar todos os alunos ali presentes, fazendo com que saíssem do sedentarismo causado pela pandemia e também desenvolvendo suas habilidades motoras. A partir destas ações, houve uma melhora na concentração das crianças nos estudos e, principalmente, no entendimento das medidas de distanciamento e contribuindo para que ficassem mais concentrados nas aulas. Portanto, em parceria com os quintos anos da escola, o projeto pode se tornar realidade e de grande sucesso e aceitação dos alunos”, conclui o educador.

Acesse o blog escolar da Escola General Aldo Bonde clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE