Folclore proporciona trabalho interdisciplinar em Castro | aRede
PUBLICIDADE

Folclore proporciona trabalho interdisciplinar em Castro

Através das obras e trajetória de Monteiro Lobato, quinto ano B da Escola Doutor Jahyr Lopes pôde trabalhar vários conteúdos com as histórias de fantasia

Trabalho em sala de aula rendeu um amplo e dinâmico estudo
Trabalho em sala de aula rendeu um amplo e dinâmico estudo -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Através das obras e trajetória de Monteiro Lobato, quinto ano B da Escola Doutor Jahyr Lopes pôde trabalhar vários conteúdos com as histórias de fantasia

O 5º ano B da Escola Municipal Doutor Jahyr Lopes, em Castro sob coordenação da professora Geisy Souza, desenvolveu um trabalho para marcar a Semana do Folclore. Para isso, a turma utilizou as obras de Monteiro Lobato que, conforme relata a docente, tornou-se o pai da literatura infantil no Brasil, unindo realidade e fantasia para encantar os leitores de todas as idades.

“Sua maior obra foi o ‘Sítio do Picapau Amarelo’, com as aventuras de personagens como a Emília, o Visconde de Sabugosa, a Dona Benta e seus netos Narizinho e Pedrinho. E, através das obras desse grande escritor, trabalhamos diversos temas em nossa aula. Iniciamos com a biografia de José Bento Renato Monteiro Lobato, que foi um escritor de enorme repercussão no Brasil. O mesmo era um homem preocupado com a literatura infantil e não gostava de contos estrangeiros”, aponta a educadora.

Outro ponto destaca por Geisy foi que o autor se dedicou a escrever os livros infantis, com destaque para a interação de crianças com adultos de maneira natural. Assim, criou o livro ‘Sítio do Picapau Amarelo’ com vários personagens. Antes de iniciar a aula, a professora contou um pouco sobre a obra do artista para instigar a curiosidade dos alunos. O primeiro dia contou com a apresentação do livro ‘As reinações de Narizinho’, onde houve o trabalho com o gênero textual biografia, abordando a história de Monteiro Lobato e dos personagens do sítio.

“Em seguida, trouxe o livro ‘Aritmética da Emília’, e os alunos aprenderam sobre fração. Usando a leitura do capítulo do livro onde o circo chegou ao sítio e cada um dos personagens apresentava um número envolvendo a matemática. Com o livro ‘Geografia de Dona Benta’, conhecemos a geografia de maneira lúdica. Realizaram atividades com meios de transportes, comparando como era no sítio e como evoluiu. Trabalhamos a história da evolução dos meios de transporte e comunicação”, explica a docente.

Também, a turma conheceu a Ciência de Visconde de Sabugosa, compreendendo sobre o meio ambiente, explorando a mata do sítio e, dessa forma, com os alunos estudando sobre matas ciliares. “Para trabalhar o componente curricular Arte, realizamos atividades voltadas ao folclore brasileiro. Realizamos a leitura de lendas como Saci, Cuca, Mula sem Cabeça. Os alunos realizaram dobraduras, pontilhismos e pinturas de personagens dos personagens do folclore”, complementa a professora.

“Para finalizar os alunos puderam assistir alguns episódios do Sítio do Picapau Amarelo. Foi uma atividade muito importante para desenvolver a curiosidade e imaginação através da literatura infantil”, conclui a educadora, que cita a frase ‘Tudo vem dos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos’, de Monteiro Lobato.

Acesse o blog escolar da Escola Doutor Jahyr Lopes clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE