PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Aula do Vamos Ler contribui no tema 'relevos' em Ipiranga

Vamos Ler

11 de setembro de 2021 15:00

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Produções abordam Setembro Amarelo em Fernandes Pinheiro

Combate à dengue é tema de aula em Fernandes Pinheiro

Turma promove homenagem aos 198 anos de Jaguariaíva

Alunos de Castro prosseguem com projeto ambiental
Folclore desperta imaginário de alunos do Colégio Integração
Dentistas levam importância da saúde bucal a alunos em Castro
Civismo marca homenagem à Independência em Ipiranga
PUBLICIDADE

Aspectos geográficos e maquetes também fizeram parte de ações no 5º ano A da Escola João Leonel Denck

O relevo do Paraná, nas aulas de Geografia, foi tema de um amplo e valoroso trabalho junto ao 5º ano A da Escola Municipal João Leonel Denck, em Ipiranga, durante a semana. A professora Inês Lorete Canteri da Silva, que relatou a dinâmica em sala de aula, comenta como desenvolveu as atividades que fazem parte do Referencial Curricular e da grade da disciplina, utilizando diversos recursos – como a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital.

“Em suas aulas, a professora iniciou passando o vídeo sugerido pela equipe da aRede, do projeto Vamos Ler. O vídeo tem como título ‘Paraná: dados e informações sobre um estado com riquezas naturais, econômicas e culturais’, que mostra o território paranaense, une tradição, fauna, flora, turismo e uma série de características encontradas apenas aqui em nosso estado”, aponta a docente.

Segundo a educadora, após os alunos assistirem o vídeo, houve a explicação do que é relevo, mostrando através de imagens as diferentes formas, relembrou o vídeo sobre o tema no contexto paranaense, além de destacar as características do planalto onde Ipiranga está inserida. Também, houve questionamentos sobre os terrenos mais apropriados para a construção de casas, além de mostrar construções em diferentes relevos – como morros que podem incorrer em desmoronamentos e margens de rios, suscetíveis a alagamentos, entre outros.

“Perguntei se os alunos conheciam o Parque Estadual de Vila Velha, Curitiba, Serra do Mar. Relembrei, ainda, a lenda da Serra do Caixão, localizada na comunidade do Lustosa, zona rural de nosso município. Depois da leitura de um texto informativo sobre o relevo, os alunos desenharam as formas de relevo e destacaram as características e cidades principais que pertenciam a cada relevo”, complementa Inês.

Na sequência, os alunos puderam confeccionar uma maquete sobre o tema, com foco no trabalho visível e acessível de ponto de vista, perspectiva e projeção. Ainda, a professora cita que, de maneira simples, os alunos podem materializar seu espaço em tamanho reduzido, o que permite aplicar vários conceitos geográficos, visto que as maquetes são formas de representação de espaço e conta com a vantagem de permitir a percepção do abstrato no concreto.

Para fechar, a diretora também comenta a importância do tema, denotando que a professora atingiu ótimos resultados. A professora e a gestora, trazem (como você pode conferir no link abaixo), alguns trechos extraídos de artigos científicos sobre o tema.

Acesse o blog escolar da Escola João Leonel Denck clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados