PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Alunos de Fernandes Pinheiro trabalham com xilogravuras

Vamos Ler

13 de setembro de 2021 13:45

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Produções abordam Setembro Amarelo em Fernandes Pinheiro

Combate à dengue é tema de aula em Fernandes Pinheiro

Turma promove homenagem aos 198 anos de Jaguariaíva

Alunos de Castro prosseguem com projeto ambiental
Folclore desperta imaginário de alunos do Colégio Integração
Dentistas levam importância da saúde bucal a alunos em Castro
Civismo marca homenagem à Independência em Ipiranga
PUBLICIDADE

Temática foi estudada e reproduzida, dentro da disciplina de Arte, junto a turma da Escola Rural Professora Genny Schumanske Kuller

O 4º ano A da Escola Rural Municipal Professora Genny Schumanske Kuller, em Fernandes Pinheiro, desenvolveu um trabalho sobre a arte em xilogravura, seguindo os conteúdos presentes no componente curricular da disciplina de Arte na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Referencial Curricular do Paraná. A professora Cristiane Dal Molin da Rocha comenta os aspectos trabalhados em sala de aula.

“A xilogravura é realizada através do entalhamento da madeira e, após, colorida. O processo de impressão é parecido com um carimbo, e seu resultado é também uma imagem espelhada em relação à matriz original. A xilogravura é uma técnica de reprodução de imagens que pode ser realizada a um custo relativamente baixo. Isso facilitou a popularização desse método de reprodução de imagens muito utilizado pelos criadores de cordel do Nordeste do Brasil”, destaca a docente.

Assim, a atividade sobre o tema com os alunos teve uma adaptação, sendo desenvolvida no isopor. A turma pôde fazer sulcos com a ponta de lápis, aplicando tinta guache e, na sequência, pressionando a folha para realizarem a impressão no papel. “Trabalhar com arte é uma forma de o aluno expressar seus sentimentos, apropriar-se do conhecimento de uma forma descontraída e conhecer artistas renomados da cultura brasileira. Os alunos gostaram muito da atividade, pois toda atividade realizada na prática se torna mais interessante para eles”, conclui Cristiane.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Professora Genny Schumanske Kuller clicando aqui. 

PUBLICIDADE

Recomendados