Turma de Carambeí trabalha aspectos da obesidade infantil | aRede
PUBLICIDADE

Turma de Carambeí trabalha aspectos da obesidade infantil

Vídeos, conversa em sala, álbum de figurinhas, dinâmicas em casa, Educação Física e vários aspectos foram aplicados junto ao 5º ano da Escola Rural Santa Cruz

Alunos registraram várias etapas do desenvolvimento do trabalho
Alunos registraram várias etapas do desenvolvimento do trabalho -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Vídeos, conversa em sala, álbum de figurinhas, dinâmicas em casa, Educação Física e vários aspectos foram aplicados junto ao 5º ano da Escola Rural Santa Cruz

A obesidade infantil é um tema recorrente e indispensável para ser trabalhada em sala de aula. Dessa fora, o projeto Vamos Ler – Geração Digital lançou uma videoaula que trabalha exatamente sobre o assunto, abordando diversas características. E, nesse contexto, o 5º ano da Escola Rural Santa Cruz, sob coordenação da professora Carolline Marcos da Silva, pôde desenvolver um amplo trabalho acerca desta questão.

“A temática da aula foi desenvolvida com o uso de vídeos proposto pela aRede. Os vídeos trabalhados foram os seguintes: Campanha Nacional para Prevenção e Atenção a Obesidade Infantil; Obesidade Infantil: como enfrente o problema; Dr. Drauzio Varella explica as principais consequências da obesidade. Após os vídeos, discutimos em uma conversa com os alunos em sala de aluna”, destaca a docente.

No segundo momento, aponta a educadora, a turma recebeu um álbum de figurinhas para completar com três passos abordados em uma campanha do governo. No material, algumas informações estão presentes: consequências da obesidade, dicas de prevenção, três passos para completar com a figurinha dos próprios estudantes realizando atividades propostas.

Dentro dessas atividades, estavam: incluir alimentos saudáveis nas refeições, realizar atividades físicos e/ou brincadeiras, além de realizar algo com a família. Completando esse trabalho, as fotos foram transformadas em figurinhas, entregues e colocadas no álbum. Um terceiro momento contou com a contribuição para combater a obesidade com brincadeiras na Educação Física. A dinâmica escolhida foi pular corda: popular e bem aceita pelas crianças.

“Essa temática foi bem importante para trabalhar na sala de aula, principalmente nesse momento que estamos vivendo, onde as crianças foram privadas de muitas coisas. Uma delas, o brincar por conta da pandemia, onde elas tiveram que estudar em frente a um computador ou celular. Assim, a educação física não foi realizada nesse momento”, complementa Carolline.

Por fim, a professora pontua que a prática mostrou o entusiasmo das crianças na realização da atividade simples, mas gostosa e prazerosa. “E, o que foi observado durante a discussão, é que os alunos já sofreram bullying, sendo chamados de ‘gordinho’, já praticaram com alguém ou já presenciaram alguém chamando outra pessoa de ‘gordinho’”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Santa Cruz clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE