Palestra em Carambeí destaca motivos para plantar árvores | aRede
PUBLICIDADE

Palestra em Carambeí destaca motivos para plantar árvores

Ação conjunta entre Departamento de Meio Ambiente e Secretaria de Educação levou noções sobre o tema à turmas da Escola Professora Fátima Augusta Bosa

Turmas do quarto e quinto anos participaram da palestra
Turmas do quarto e quinto anos participaram da palestra -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ação conjunta entre Departamento de Meio Ambiente e Secretaria de Educação levou noções sobre o tema à turmas da Escola Professora Fátima Augusta Bosa

As turmas de 4º e 5º anos da Escola Municipal Professora Fátima Augusta Bosa, em Carambeí, participaram de uma palestra com o diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, Cleiber Azevedo, na própria instituição de ensino. O encontro, que ocorre no dia 14 de setembro, abordou a importância das árvores.

“A secretária de Educação Kátia Harms também esteve presente. O objetivo foi aproveitar a data comemorativa do dia 21 de setembro, ‘Dia da Árvore’, para a conscientização da importância das árvores. Plantá-las contribui para a purificação do ar, qualidade da água e evita a erosão do solo, além de manter os lençóis freáticos”, destaca a coordenadora pedagógica Caroline Aparecida de Oliveira Degraf.

A pedagoga também traz uma fala do palestrante. “Plantar árvore é uma das ações mais importante para ajudar na preservação do meio ambiente e reverter os impactos ambientais. Em uma atividade simples e sem muito esforço, você pode ajudar a salvar o planeta”, cita Cleiber. “O conteúdo da palestra vem somar com as atividades relacionadas ao mês da árvore e a primavera, além de enriquecer as aulas relacionadas ao meio ambiente”, complementa Caroline.

Benefícios das árvores

A coordenadora pedagógica também traz uma série de informações que mostram a importância de se plantar árvores. Confira.

"1 - Plantar árvores ajuda a prevenir erosão, degradação do solo e desertificação: As raízes ajudam a estabilizar o solo e em zonas secas, podem evitar que o vento leve embora camadas de solo importantes, cheias de nutrientes, evitando a desertificação.

Quando uma área é desmatada pela atividade agrícola, por exemplo, o solo fica exposto às chuvas e faz com que as erosões e deslizamentos ocorram com maior frequência. Para evitar estes problemas, o plantio de árvores é necessário, pois elas conseguem armazenar boa parte da água da chuva e estabilizar o solo.

2 - As árvores ajudam no combate ao aquecimento global: Elas fazem a captação do dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, que é um dos gases que agravam o efeito estufa e produzem Oxigênio, que é o ar que respiramos. Uma árvore pode durar aproximadamente 4.800 anos e em apenas em um ano inala em média 12 kg de CO2 e exala oxigênio, suficiente para uma família de quatro pessoas durante 12 meses. O plantio de árvores é uma das principais recomendações de especialistas para combater o aquecimento global. 3 - Ajudam a regular a temperatura: As árvores auxiliam na purificação e no controle da umidade do ar deixando o ambiente mais oxigenado, úmido e mais fresco, pois agem como sequestradoras de gás carbônico, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio limpo para a atmosfera.

4 - Ajudam a evitar enchentes: Através da absorção da água da superfície, elas ajudam a reforçar o solo com suas raízes e espalham o fluxo e diminuem o impacto da água através de suas folhas. Regiões desmatadas não conseguem absorver nem 10% da água da chuva, enquanto uma árvore adulta pode absorver até 250 litros de água, evitando que enchentes ocorram. Um ambiente florestado faz com que a chuva não caia torrencialmente, assim a água penetra gradativamente no solo e abastece rios e córregos.

5 - Melhoram a qualidade de vida: As árvores garantem a descontaminação da atmosfera, garantem nutrição para plantações, oferecem sombra e melhoram a qualidade do ar. Considere que muitas cidades recebem indicações de “melhor lugar para se viver” devido à grande quantidade de ruas e locais arborizados.

6 – São importantes para as comunidades: As árvores e outras formas de vegetação protegem e dão força à vida comunitária. Elas fornecem produtos comerciais como madeira, perfumaria, medicinais, alimentos, resinas e frutos, e garantem a vida de milhares de agricultores em suas comunidades".

Confira o blog escolar da Escola Professora Fátima Augusta Bosa clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE