PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Civismo marca homenagem à Independência em Ipiranga

Vamos Ler

16 de setembro de 2021 19:04

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Aula do Vamos Ler conscientiza alunos de Irati sobre o trânsito

'Faz de conta' traz benefícios educacionais no Integração

Alunos de 5º ano em Ortigueira estudam os tipos de notícia

Alunos de Ortigueira criam brinquedos com recicláveis
Escola rural de Imbituva realiza Dia das Crianças marcante
Produções valorizam aspectos ambientais de escola em Irati
Ensino matemático é tema de 'desafio' em Fernandes Pinheiro
PUBLICIDADE

Trabalho de foco à Pátria estimulou alunos do 5º ano da Escola Rural de Avencal em apresentação à autoridades locais, produção de vídeos e debates acerca do 7 de setembro

O 5º ano da Escola Rural Municipal de Avencal, em Ipiranga, desenvolveu um trabalho sobre o Dia da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro. A professora Viviane Mocelim Jukoski Oliveira, comenta o trabalho e cita que, a partir dessa data em 1822, o país iniciou uma nova etapa, demonstrando seu autopoder de desenvolvimento.

“Essa data sempre é trabalhada nas escolas, não apenas como conteúdo, mas para ensinar às crianças o verdadeiro sentido da independência e da importância de exercermos nossa cidadania de forma ativa. Para tanto, os alunos da Escola Rural Municipal de Avencal, realizaram uma linda homenagem à nossa pátria no último dia três de setembro, tendo as autoridades presentes: o prefeito, a vice-prefeita, secretária de Educação e demais autoridades do Município”, aponta a docente.

Os alunos cantaram os hinos Nacional, do Paraná, de Ipiranga e da Independência em um coral que, pontua a educadora, foi emocionante. O trabalho da instituição de ensino também foi destaque na fala de Viviane, em relação ao comprometimento com a data, o que permitiu avivar partes das histórias e conquistas nas apresentações propostas pelas turmas.

“Durante a semana, as professoras realizaram diversas atividades sobre o tema. A turma do 5º ano, após compreenderem a importância de zelarmos pela nossa pátria e também conhecendo seus direitos e deveres como cidadãos, puderam demonstrar um pouco do conhecimento adquirido através de pequenos cartazes, enfatizando frases sobre o Brasil que esperam para o futuro. Os alunos tinham que ilustrar suas frases com desenhos ou imagens. Na sequência, gravar um vídeo curto apresentando o trabalho desenvolvido”, cita a professora.

Para fechar, a docente explica que discussões foram gerados no decorrer de aulas, esclarecendo a importância da data para o povo brasileiro, além de despertar nos alunos a conscientização de suas atitudes junto à sociedade e os impactos que essas ações causam. “s crianças são o futuro da nossa nação e irão nos substituir em todas as esferas sociais e essa conscientização de convivência e zelo por tudo e todos, deve ser inferida muito cedo, para que cresçam com mais senso crítico e responsabilidades”, conclui Viviane.

Acesse o blog escolar da Escola Rural de Avencal clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados