PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Aula do Vamos Ler traz debate sobre o fumo em Imbituva

Vamos Ler

20 de setembro de 2021 17:35

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Ampla homenagem marca Dia do Professor em Ortigueira

Atividades trazem importância da água em Piraí do Sul

Turma de Irati tem trabalho diversificado sobre relevos

Dia das Crianças traz alegria à turma de Castro
Experiências em Irati elucidam relevância dos fungos
Turma de Jaguariaíva aborda importância da água
Projeto ambiental em Piraí do Sul conta com ampla dinâmica
PUBLICIDADE

Alunos da classe multisseriada da Escola Rural de Colônia Bela Vista estudaram tema e contextualizaram a realidade que vivem. Aluno entrevistou um ex-fumante

Os 18 alunos da turma multisseriada da Escola Rural Municipal de Colônia Bela Vista, em Imbituva, sob coordenação da professora Noeli Maria Bobato Penteado, desenvolveu uma atividade junto à videoaula do Vamos Ler – Geração Digital que abordava o tema ‘Fumo: saiba porque é indispensável combater esse hábito que causa diversas doenças’. A docente destaca mais um trabalho classificado como surpreendente na comunidade escolar.

“Muito se tem discutido a necessidade de trabalhar com os alunos sobre os riscos causados pelo tabagismo. Na Colônia Bela Vista, uma localidade onde muitas famílias cultivam o tabaco por exigir pouca área de erra para o cultivo, mesmo sabendo que o fumo não é um alimento, é ‘altamente tóxico’ e gera ‘graves consequências para as pessoas envolvidas no processo produtivo’, depara-se com diferentes necessidades, sendo que cada uma delas se influencia diretamente na motivação e seu nível de realização social, segurança e autorrealização, buscando o conforto familiar”, aponta a educadora.

Segundo Noeli, de acordo com o planejado, foram realizadas rodas de conversa com a turma, onde os alunos exploram suas ideias e os trabalhos aconteceram. No primeiro momento, os educandos precisam retornar para suas casas e orientas as famílias acerca dos danos causados à saúde pelo fumo. Nesse ínterim, melhoras no aspecto da saúde como respiração, menos inflamações do organismo, prevenindo o infarto e outras doenças, como a covid-19 que pode ser um fator agravante, foram abordados

“Pesquisas de texto sobre o tabagismo, videoaula explicativa do projeto Vamos Ler, produção de textos, entrevistas, pinturas de desenhos, foram desenvolvidos com muito esmero. Entre os trabalhos dos alunos destacou-se a entrevista do aluno Pedro Luis Chreiner, quando disse: ‘gostei muito dessa tarefa’, e entrevistou seu avô ‘Quinho’, sendo fumante por muitos anos, e que teria parado o vício pouco tempo antes de contaminar com a covid-19”, complementa a docente.

Por fim a professora cita que diante do tema, houve uma participação com sucesso dos alunos, pois o tema condiz com a realidade vivida por eles. “E, ter a convecção do perigo que corre a pessoa fumante ou mesmo passiva, auxiliando-os a não aderirem a esse vício na adolescência. Apague o cigarro de sua mão e acenda a luz que existe em seu coração e espere sua libertação. Não fume, preserve sua vida”, conclui Noeli.

Acesse o blog escolar da Escola Rural de Colônia Bela Vista clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados