PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Cidadania e justiça englobam aula temática em Jaguariaíva

Vamos Ler

21 de setembro de 2021 15:22

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

'Faz de conta' traz benefícios educacionais no Integração

Alunos de 5º ano em Ortigueira estudam os tipos de notícia

Alunos de Ortigueira criam brinquedos com recicláveis

Escola rural de Imbituva realiza Dia das Crianças marcante
Produções valorizam aspectos ambientais de escola em Irati
Ensino matemático é tema de 'desafio' em Fernandes Pinheiro
Acrósticos auxiliam estudo do Setembro Amarelo em Irati
PUBLICIDADE

Recursos, como utilização de HQs e videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre vereadores, contribuíram para amplo trabalho no 5º ano A da Escola Antonio Fanchin

O 5º ano A da Escola Municipal Antonio Fanchin, em Jaguariaíva, trabalhou em sala de aula sobre temas pertinentes para a formação dos cidadãos: a cidadania e justiça. A professora Vandicléia Pinheiro comenta os principais aspectos trabalhados com a turma, que rendeu produção de textos, cartazes, debates e outras atividades.

“Com o objetivo de desenvolver nos alunos a consciência de seus deveres, bem como a cultura e os meios de exercer plenamente seus direitos de cidadania, trabalhamos com o projeto ‘Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola’. Como ponto de partida, os alunos foram questionados a argumentar sobre o significado da palavra cidadania, depois de desenvolvido um conceito sobre o termo, foi solicitado que citassem outras palavras ou expressões relacionadas”, destaca a docente.

Com as palavras mencionadas pela turma, aponta a educadora, um mapa mental foi confeccionado no quadro para contextualizar o tema. Na sequência, os alunos leram a ‘Cartilha da Cidadania’, trazendo conteúdos em formatos de HQ, através de uma linguagem direcionada à faixa etária destes alunos, além de integrar atividades propostas para desenvolver a temática.

“Integrando o assunto abordado, foram utilizados, também, os vídeos publicados na videoaula ‘Vereador: conheça as funções, como são eleitos e o que vamos cobrar deste representante do povo’, do programa Vamos Ler – Geração Digital. Tendo sido muito útil, pois praticamente todos os alunos não tinham conhecimento sobre as funções dos vereadores”, complementa Vandicléia.

Ainda, houve a criação de cartazes ilustrados, com mensagens que abordavam todo esse contexto. “Foi proposto, para a conclusão das atividades, a produção de textos onde os alunos desenvolveram questões sobre direitos e deveres, ética, responsabilidade social, enfim, questões que abrangem a essência e o significado de cidadania”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Antonio Fanchin clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados