Cidadania e justiça englobam aula temática em Jaguariaíva | aRede
PUBLICIDADE

Cidadania e justiça englobam aula temática em Jaguariaíva

Recursos, como utilização de HQs e videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre vereadores, contribuíram para amplo trabalho no 5º ano A da Escola Antonio Fanchin

Trabalhos e materiais em sala de aula ajudaram turma a imergir nos conceitos
Trabalhos e materiais em sala de aula ajudaram turma a imergir nos conceitos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Recursos, como utilização de HQs e videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre vereadores, contribuíram para amplo trabalho no 5º ano A da Escola Antonio Fanchin

O 5º ano A da Escola Municipal Antonio Fanchin, em Jaguariaíva, trabalhou em sala de aula sobre temas pertinentes para a formação dos cidadãos: a cidadania e justiça. A professora Vandicléia Pinheiro comenta os principais aspectos trabalhados com a turma, que rendeu produção de textos, cartazes, debates e outras atividades.

“Com o objetivo de desenvolver nos alunos a consciência de seus deveres, bem como a cultura e os meios de exercer plenamente seus direitos de cidadania, trabalhamos com o projeto ‘Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola’. Como ponto de partida, os alunos foram questionados a argumentar sobre o significado da palavra cidadania, depois de desenvolvido um conceito sobre o termo, foi solicitado que citassem outras palavras ou expressões relacionadas”, destaca a docente.

Com as palavras mencionadas pela turma, aponta a educadora, um mapa mental foi confeccionado no quadro para contextualizar o tema. Na sequência, os alunos leram a ‘Cartilha da Cidadania’, trazendo conteúdos em formatos de HQ, através de uma linguagem direcionada à faixa etária destes alunos, além de integrar atividades propostas para desenvolver a temática.

“Integrando o assunto abordado, foram utilizados, também, os vídeos publicados na videoaula ‘Vereador: conheça as funções, como são eleitos e o que vamos cobrar deste representante do povo’, do programa Vamos Ler – Geração Digital. Tendo sido muito útil, pois praticamente todos os alunos não tinham conhecimento sobre as funções dos vereadores”, complementa Vandicléia.

Ainda, houve a criação de cartazes ilustrados, com mensagens que abordavam todo esse contexto. “Foi proposto, para a conclusão das atividades, a produção de textos onde os alunos desenvolveram questões sobre direitos e deveres, ética, responsabilidade social, enfim, questões que abrangem a essência e o significado de cidadania”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Antonio Fanchin clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE