PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Aula envolve inglês, geografia e cultura no Colégio Integração

Vamos Ler

21 de setembro de 2021 16:20

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Aula do Vamos Ler conscientiza alunos de Irati sobre o trânsito

'Faz de conta' traz benefícios educacionais no Integração

Alunos de 5º ano em Ortigueira estudam os tipos de notícia

Alunos de Ortigueira criam brinquedos com recicláveis
Escola rural de Imbituva realiza Dia das Crianças marcante
Produções valorizam aspectos ambientais de escola em Irati
Ensino matemático é tema de 'desafio' em Fernandes Pinheiro
PUBLICIDADE

Trabalho interdisciplinar ocorreu nos quintos anos da instituição de ensino ponta-grossense; curiosidades sobre nações e prática culinária engajaram alunos

Unir a cultura típica de outros países com o estudo de um idioma foi a proposta da professora Vanessa R. Andrade, junto aos quintos anos do Colégio Integração de Ponta Grossa, num trabalho interdisciplinar com aspectos da Geografia e Língua Inglesa. A docente relata os principais pontos da ampla atividade que envolveu a sala de aula e trabalhos em casa dos alunos com seus familiares. O trabalho teve a coordenação de Amanda Weridyana Uller e correção do professor Igor Antônio Barreto.

“A disciplina de Língua Inglesa, no Ensino Fundamental I, tem por objetivos: fazer conhecer e explorar o diverso vocabulário do inglês, propiciando ao aluno ser capaz de compreender, assimilar, traduzir, expressar-se numa língua diferente da língua materna. Além disso, a língua inglesas faz com que o aluno desenvolva a sua identidade cultural, compreenda e construção culturais de outras regiões, continentes e países. Tenha experiências nos âmbitos sócio culturais da linguagem, tradições, culinários, histórica-geográficos, artísticos e ambientais”, destaca a educadora.

Dessa forma, explica Vanessa, a turma partiu de prévios conhecimentos da disciplina de Geografia, com atividades propostas aos alunos para se aprofundarem na cultura de variadas regiões. Nos quintos anos, dessa forma, a professora de Língua Inglesas propôs um projeto relacionado as diferentes nacionalidades, sejam continentes ou países.

Para tal, as turmas deveriam construir materiais informativos a respeito do país escolhido. Conforme complementa a docente, a “aventura das pesquisas” foi realizada em casa, junto às famílias, posteriormente sendo discutido com a professora e colegas, fazendo com que todos ficassem curiosos por esse novo aprendizado. Ainda, os estudantes e seus familiares, pesquisaram uma receita de comida típica de cada país para fazer e saborear em casa.

“A estratégia dessa pesquisa foi trazer a família para dentro da sala de aula, retomando os estudos de todos e, o mais importante, a pesquisa foi feita com muito amor e muita comida boa. Precisamos valorar cada vez mais novos meios para garantir os processos de ensino e aprendizagem e acontecer a verdadeira integração”, conclui Vanessa.

Acesse o blog escolar do Colégio Integração clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados