PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Vereadores mirins de quinto ano B são empossados em Irati

Vamos Ler

27 de setembro de 2021 19:31

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Alunos de 5º ano em Ortigueira estudam os tipos de notícia

Alunos de Ortigueira criam brinquedos com recicláveis

Escola rural de Imbituva realiza Dia das Crianças marcante

Produções valorizam aspectos ambientais de escola em Irati
Ensino matemático é tema de 'desafio' em Fernandes Pinheiro
Acrósticos auxiliam estudo do Setembro Amarelo em Irati
Incentivo à leitura movimenta turma de Fernandes Pinheiro
PUBLICIDADE

Hayane e Lucas, da Escola Francisco Stroparo, participaram da sessão solene que ocorreu na Câmara Municipal com a presença dos líderes do Executivo e Legislativo

Oriundos do 5º ano B da Escola Municipal Francisco Stroparo, os alunos Hayane Alves Ferreira, como 1ª secretária, e Lucas Diogo Kaliberda, na função de suplente, participaram da sessão solene de posse dos Vereadores Mirins de Irati no dia 1º de setembro. A professora da turma, Maria Eliane Drewnicki, dá os principais destaque dessa ação que traz questões cívicas à sala de aula.

“Estes dois nomes foram escolhidos pela turma, através de eleição feita por votos em sala de aula com os alunos presenciais, e por Google Meet pelos alunos que acompanham as aulas remotas. Os alunos estão representando nossas crianças na vida política e ficaram muito contentes em poder participar deste projeto. Eles foram empossados e diplomados e, assim, vão ter o compromisso de participar das reuniões que sempre serão convocados”, aponta a docente.

Segundo a educadora, estavam presentes na solenidade o presidente da Câmara de Municipal, Helio de Mello; a prefeita em exercício, Ieda Regina Schimalesky Waydzik; os vereadores José Ronaldo Ferreira, Teresinha Miranda Veres, Verba Gabardo e José Renato Kffuri, além dos alunos, pais, professoras e diretoras da escola.

Presidente exalta participação

Maria Eliane também traz um comentário do presidente da Câmara de Vereadores. “O programa promove a interação entre a Câmara e a comunidade, especialmente no âmbito escolar, proporcionando aos participantes conhecimento sobre o papel e as funções do Legislativo e dos vereadores. Buscamos oferecer aos estudantes a compreensão sobre a importância da política em uma sociedade democrática e participativa”, diz Mello.

“O programa também trabalha na formação de cidadãos mais conscientes politicamente ao possibilitar aos estudante a participação na vida pública, estimulando a cidadania e o civismo, fazendo com que os mesmos, desde cedo, desenvolvam lideranças e habilidades que poderão melhorar a qualidade de vida dos seus colegas, familiares e toda a sociedade”, conclui o presidente.

Sobre a iniciativa

Para completar, a professora cita que participam do projeto 29 escolas, com foco nos alunos do 5º ano. “Assim, nós professores podemos, também, trabalhar em sala de aula usando todos os aprendizados que nossos pequenos estão trazendo desta experiência vivenciada por eles com tanto entusiasmo. Assim, vão poder ajudar a comunidade escolar, o seu bairro, a sua casa e terem uma visão do mundo político e como tudo funciona”, conclui a Maria Eliane.

Acesse o blog escolar da Escola Francisco Stroparo clicando aqui

PUBLICIDADE

Recomendados