PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Projeto ambiental em Piraí do Sul conta com ampla dinâmica

Vamos Ler

13 de outubro de 2021 17:43

Dhiego Tchmolo


Relacionadas

Ensino matemático é tema de 'desafio' em Fernandes Pinheiro

Acrósticos auxiliam estudo do Setembro Amarelo em Irati

Incentivo à leitura movimenta turma de Fernandes Pinheiro

Gênero textual 'carta' marca Dia das Crianças em turma de Irati
Ampla homenagem marca Dia do Professor em Ortigueira
Atividades trazem importância da água em Piraí do Sul
Turma de Irati tem trabalho diversificado sobre relevos
PUBLICIDADE

Professora dos períodos da manhã e da tarde da Escola Maria Flora S. Moreira destaca ações que visam conscientizar alunos sobre importância do meio ambiente e reciclagem

Na Escola Municipal Maria Flora Scaramella Moreira, em Piraí do Sul, um amplo projeto ambiental vem sendo desenvolvido. A professora Cristina Aparecida de Oliveira, que coordena o 4º ano B pelo período da manhã e a Educação Infantil na parte da tarde, comenta quais ações realiza dentro deste contexto e a importância de práticas do gênero na formação de seus alunos.

“Mesmo em um ano de pandemia, trabalho sempre com projetos com as turmas, desenvolvendo aulas com os temas: preservação do meio ambiente e reciclagem. O projeto vem sendo trabalhado todos os anos pelas turmas, pois é uma tema que sempre precisa ser incentivado e acreditado”, destaca a docente

Dessa forma, comenta a educadora, mesmo no ensino remoto, os alunos colaboraram e aprenderam através de fotos, vídeos, além de ações práticas como arrecadação de recicláveis para campanhas locais, confecção de trabalhos, artesanatos, entre outros – tudo com conteúdos interdisciplinares, além da leitura de livros e recursos como teatro.

“Sempre iniciou com conceito de responsabilidade, atitudes que devemos ter em nossa casa, nos ambientes onde frequentamos. São realizadas atividades em locais abertos, como quintais, chácaras, onde os alunos têm contato com a natureza. Jogos, brincadeiras, atividades impressas, relacionadas com o tema, são feitas com apoio da família, que é muito participava”, cita Cristina.

Outro ponto apontando pela professora: houve incentivo a todos os alunos para que tivessem, em suas casas, uma muda para plantar e cuidar. Nesse contexto, diminuir o consumo e incentivar a nova geração a reaproveitar materiais, brinquedos e resíduos, de forma correta para a limpeza, também fizeram parte do trabalho.

“Espírito de solidariedade é desenvolvido, pois muitos tiram o seu sustento da reciclagem. É preciso criar uma consciência ambiental em nossas crianças, não só falar, mas demonstrar atitudes. Foram arrecadados muitos recicláveis e serão entregues à rádio local da cidade. Tudo higienizado para que sejam revertidos em produtos necessários a quem precisa”, complementa a docente.

Continuidade

Para fechar, a educadora cita que o projeto não termina por aqui. “Ele continuará para sempre, porque sempre estaremos buscando oportunidades. Se cada um fizer sua parte e tiver aprendido um pouco sobre a importância que devemos ter com a preservação do meio ambiente, seremos felizes”, conclui Cristina.

Acesse o blog escolar da Escola Maria Flora S. Moreira clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados