Turma de Jaguariaíva aborda importância da água | aRede
PUBLICIDADE

Turma de Jaguariaíva aborda importância da água

Temática teve contextualização e recursos variados para abordar sobre o recurso natural no 5º ano da Escola Júlio de Mesquita Filho

Representações marcaram trabalho em sala de aula
Representações marcaram trabalho em sala de aula -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Temática teve contextualização e recursos variados para abordar sobre o recurso natural no 5º ano da Escola Júlio de Mesquita Filho

A água foi assunto de amplo estudo junto ao 5º ano A da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho em Jaguariaíva. A professora Maria Virginia Prestes Koppen destaca como foram realizadas as ações dentro da sala, utilizando diversos recursos para elucidar uma temática que torna-se cada vez mais indispensável.

“A água é o bem mais precioso, sem o qual seria impossível a existência de vida na Terra e nada acontece sem que ela esteja presente em todos os momentos, tanto para os animais quanto para os vegetais. O planeta Terra, como já é do conhecimento de todos, também poderia ser chamado de Planeta Água devido a sua composição em maior quantidade de água. Porém, 97% dessas águas encontram-se nos oceanos, restando apenas 3% de água potável, das quais 2,5% estão presas em calotas polares, com uma sobre de apenas 0,5% para consumo”, introduz a docente sobre o assunto.

Assim, refletindo os pré-requisitos de conhecimento aprendidos pelos alunos, conforme cita a docente, houve uma abordagem sobre o uso consciente da água, além a preservação de rios e nascentes. Para tal, foi utilizado o livro 5 da coleção Agrinho, “tecendo conexões: ‘Ciências, Inovação e Ética, onde a ministração da aula deu-se por intermédio de leitura, debate e proposta para apresentação de atividades diversificadas representando utilidades da água, efeito estufa natural e efeito estufa resultante da poluição”, explica Maria Virgina.

De forma abrangente, como a composição do H²O da água, além da sua importância para seres micro e macroscópicos, utilização no preparo de alimentos, nas plantações e fábricas ou na higiene de objetos e pessoal, a professora mostrou aos alunos que o líquido está em toda parte. Para complementar, a circulação deste bem precioso, chamado ciclo da água, também foi temática da aula.

“(A água) deve ser usada com sabedoria e respeito pela humanidade, da palavra sustentabilidade, cujo significado é o uso consciente dos recursos naturais para que as pessoas do futuro não pereçam, do descarte inadequado de lixo e resíduos ocupando grandes espaços no meio ambiente, sem falar das sacolas plásticas, as quais voam por todo o planeta, invadindo até mesmo lagos, rios e oceanos; e, devem ser substituídas por sacolas de palha que se desfazem rapidamente”, complementa a educadora.

Por fim, a docente elenca que “no que tange à questão da evolução e conexões entre as cidades, proporcionou facilidades aos moradores da atualidade, mas está relacionada a uma das causas da degradação do ecossistema devido a necessidade de mudanças dos costumes que já não são os mesmos de antigamente, devendo adequar-se à nova perspectiva ambientalista”.

Acesse o blog escolar da Escola Júlio de Mesquita Filho clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE