Alunos de Irati defendem uso racional da água após videoaula | aRede
PUBLICIDADE

Alunos de Irati defendem uso racional da água após videoaula

Temática com material do Vamos Ler – Geração Digital ocorreu no 5º ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilk; turma fez vídeos e textos acerca do assunto

VÍDEO
Temática com material do Vamos Ler – Geração Digital ocorreu no 5º ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilk; turma fez vídeos e textos acerca do assunto | Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Temática com material do Vamos Ler – Geração Digital ocorreu no 5º ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilk; turma fez vídeos e textos acerca do assunto

O 5º ano da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, em Irati, desenvolveu mais uma atividade voltada às videoaulas do projeto Vamos Ler – Geração Digital. Desta vez, o tema abordado foi ‘Água: como economizar, racionar e cuidar deste bem tão precioso para o ser humano’. A coordenadora pedagógica Verônica Barbosa Furmanowicz destaca o trabalho com os alunos.

“O repórter Dhiego Tchmolo pontou aspectos importantes da água, como a escassez e a crise hídrica que todo o planeta enfrenta, bem como as porcentagens de água potável e de água salgada. A abordagem do ciclo da água foi muito pertinente, destacando a sua importância vital para a vida e as diversas formas que a água é encontrada em nosso planeta. A abordagem sobre a utilização de forma racional da água foi muito reflexiva, sobre como fazer o uso de forma correta e consciente, alertando sobre o uso irracional e o aumento da demanda crescente de consumo, de forma que este uso crescente pode levar a uma crise mundial de abastecimento, enfatizando que a água é um recurso limitado”, aponta a pedagoga.

Outra questão que Verônica pontua é que a melhor forma de cuidar da água é a utilização racional do bem, detectando e combatendo o desperdício, além de alertar para as principais causas de desperdícios, com exemplos em casa. “Posterior a esta abordagem, os alunos realizaram a reflexão do uso consciente da água evitando o desperdício, e de ações que podemos realizar para economizar a água, bem como o uso consciente da mesma pode evitar problemas futuros com a escassez deste bem tão precioso. Os alunos realizaram produções textuais com suas reflexões e posteriormente vídeo com ações em suas residências de como estão contribuindo para a preservação da água evitando o desperdício”, complementa a pedagoga.

Já a professora da turma, Josnéia Aparecida Marcondes, cita que a água é um elemento essencial para a existência de todos os seres do planeta. E, mesmo com o ciclo que ela tem, é renovável, mas também limitada, principalmente pela baixa disponibilidade de água doce que o mundo contém – tornando-se uma preocupação e tema indispensável.

“Por isso, precisamos praticar o consumo consciente de água, e essa ação não significa deixar de usar esse recurso natural, mas sim repensar as suas formas de uso da água, como: evitando desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água gerada pela máquina de lavar roupas, são algumas atitudes que podem ser tomadas para ter um consumo consciente da água”, complementa a professora.

Para fechar, Josnéia comenta que pensando nestas e outras ações, relacionando ao que todos podem fazer em relação ao consumo da água, a turma do 5º ano da instituição de ensino, em parceria com o projeto Vamos Ler – Geração Digital do Grupo aRede, realizou “produção textual e ações nas quais os alunos do 5º ano e seus familiares realizam em suas casas para economizar o consumo da água, evitando seu desperdício”, conforme fecha seu relato a docente.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE