Visita à hidrelétrica contribui no estudo do tema em Carambeí | aRede
PUBLICIDADE

Visita à hidrelétrica contribui no estudo do tema em Carambeí

Quinto ano da Escola Rural Santa Cruz pôde unir o que aprendeu em sala de aula com saída a campo na Central Geradora de São João

Foram vários aspectos abordados durante o passeio
Foram vários aspectos abordados durante o passeio -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quinto ano da Escola Rural Santa Cruz pôde unir o que aprendeu em sala de aula com saída a campo na Central Geradora de São João

O 5º ano da Escola Rural Municipal Santa Cruz, em Carambeí, sob coordenação e orientação da professora Fernanda Roberta Koczyla, teve um trabalho de campo que abordou a geração de energia através de uma visita na Central Geradora de São João, na área rural do município. Segundo a docente, a proposta do passeio foi para encerrar o conteúdo relacionada à temática dentro da disciplina de Geografia.

“Energia é um conteúdo proposto aos quintos anos, mas com toda a situação de período de estiagem, achei pertinente aprofundar essa discussão, principalmente por ser algo presente em nosso dia a dia, e como também influencia na economia brasileira. Foi iniciado em sala de aula com vídeos e material didático (livro didático), diferentes formas de gerar energia elétrica no Brasil, como as hidráulicas (hidroelétricas), térmicas, solares, eólicas e nuclear”, cita a educadora.

A partir deste ponto, Fernanda explica que houve uma conversa com a turma sobre a dificuldade de gerar energia elétrica pelas hidroelétricas quando há falta de chuvas e baixo nível dos rios, além da abordagem de como a energia térmica auxilia o processo – mas, que pode se tornar cara e refletir no bolso de todos. Ainda, a discussão nas aulas também trouxe métodos para não desperdiçar este recurso essencial.

“Para o enceramento do trabalho, os alunos foram para uma visitação em uma pequena hidroelétrica, localizada na área rural do município de Carambeí, poucos quilômetro da escola que estudam. A hidroelétrica São João funciona desde 2019. Eu tinha conhecimento dessa hidroelétrica há pouco tempo antes da pandemia, então quando fui aplicar o conteúdo, entrei em contato com essa empresa para o agendamento da visita”, elenca a professora.

No local, houve a recepção por parte do engenheiro Edgar, que explicou como a central de geradora funciona, a história, geografia do local e os recursos ambientais utilizados na construção. A turma passou por toda a estrutura de funcionamento: barragem, canais, conduto forçado, sala de máquinas com turbinas e geradores, sala de comando, além do transformar e rede elétrica.

Para fechar, a docente cita a curiosidade de alunos que nunca tiveram contato com algo do gênero. “Os alunos ficaram extremamente curiosos durante o passeio, comparando todo o conhecimento teórico com a prática da hidroelétrica, além de toda a estrutura da geradora. As paisagens também nos encantaram muito, fomos muito bem recepcionados pela equipe e também ganhamos o título da prima escola a visitar o local”, complementa a educadora.

“Este tipo de conteúdo é difícil de ser trabalhado, pois vai além da realidade dos alunos, mesmo que todos tenham energia elétrica em casa. Saber como ela é produzida é muito abstrato e, quando eles têm contato com algo concreto, a aprendizagem é muito mais efetiva”, conclui Fernanda.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Santa Cruz clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE