Alunos de Fernandes Pinheiro resgatam história local | aRede
PUBLICIDADE

Alunos de Fernandes Pinheiro resgatam história local

Quinto ano A da Escola Rural Professora Genny Kuller entrevistou pessoas mais velhas sobre curiosidades acerca da comunidade do Angaí

Imagem ilustrativa da imagem Alunos de Fernandes Pinheiro resgatam história local

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quinto ano A da Escola Rural Professora Genny Kuller entrevistou pessoas mais velhas sobre curiosidades acerca da comunidade do Angaí

O 5º ano A da Escola Rural Municipal Professora Genny Kuller, em Fernandes Pinheiro, sob coordenação da professora Marli Terezinha V. Sausen, desenvolveu uma atividade voltada ao gênero textual reportagem, com os alunos entrevistas vizinhos ou parentes mais velhos para conhecerem um pouco mais acerca da história da comunidade em que estavam inseridos.

“Foi preparado um roteiro simples com algumas questões: como surgiu a comunidade onde você vive? Quem foram os primeiros habitantes? Quais foram os acontecimentos importantes para a história do local? Como era a paisagem natural? Com essas questões, os alunos vindos de comunidades diferentes, juntamente com os alunos de Angaí, trouxeram suas contribuições que possibilitaram um conhecimento da história de suas comunidades”, aponta a docente.

Segundo a educadora, das informações riquíssimos para o conhecimento de todos, algumas se destacam. Entre elas a entrevista Dona Zenarci Viegandt, que comenta que o nome ‘Angaí’ surgiu em uma época de falta de combustível no local – onde, relata, um morador recebeu um telegrama de um amigo com a seguinte descrição: ‘AGASAI?.

“Depois de muita reflexão, conseguiram decifrar o telegrama. O amigo queria saber se havia gasolina: ‘Há gás aí?’. Daí a origem do nome Angai. Faxinal dos Pintos, segundo o entrevistado José Rebello, teve origem devido aos primeiros moradores, a família de Joaquim Pinto dos Santos e Cazemiro Pinto Rebello”, destaca Marli.

Para complementar, os acontecimentos importantes na história das comunidades foram as conquistas adquiridas, segundo os entrevistados. Ronilton Margra, do Assentamento do Avencal, explicou que cada família tinha seu pedaço de terra para morar e produzir.

Dona Maria Carolina fala que a Faxinal dos Mineiros recebeu a alcunha quando recebeu a água encanada da Sanepar. Já José Rebello cita a mesma situação, com a chegada da energia elétrica. Na sequência, a conquista de ônibus escolares também foi exaltada, visto que os alunos faziam seus trajetos a pé até a escola de Angaí.

“Com essa entrevista feita pelos alunos foram adquiridos conhecimentos muito significativos, pois conhecerem suas origens, os primeiros moradores de cada comunidade, saber como era a paisagem natural, conhecer acontecimentos importantes da história de suas comunidades, tudo isso, sem dúvidas, ficará em suas memórias”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Professora Genny Kuller clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE