Aula interdisciplinar une fração e alimentação em Guamiranga | aRede
PUBLICIDADE

Aula interdisciplinar une fração e alimentação em Guamiranga

Hábitos alimentares e números racionais foram tema de dinâmica com Língua Portuguesa, Artes, Matemática e Ciências no 5º ano C da Escola Professora Izélia Santina Marconato Prates

Ações levaram alunos a entenderem, de forma prática e teórica, diversos conceitos aplicados
Ações levaram alunos a entenderem, de forma prática e teórica, diversos conceitos aplicados -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Hábitos alimentares e números racionais foram tema de dinâmica com Língua Portuguesa, Artes, Matemática e Ciências no 5º ano C da Escola Professora Izélia Santina Marconato Prates

O 5º ano C da Escola Municipal Professora Izélia Santina Marconato Prates, em Guamiranga, sob coordenação da professora Roseni Aparecida Woidelo, desenvolveu uma proposta de intervenção pedagógica com componentes de Matemática, Língua Portuguesa, Artes e Ciências. A docente destaca os principais aspectos do trabalho que envolveu hábitos alimentares e números racionais.

“Inicialmente, ocorreu o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos a serem trabalhados. Na sequência, foi sugerida uma pesquisa sobre ambos os temas, utilizando-se de recursos midiáticos (lousa digital). Após o debate dos alunos sobre os assuntos, com o resultado das informações levantadas, foi proposta para eles a elaboração de um prato saudável, onde os alunos desenvolveram um trabalho interdisciplinar entre os componentes de Artes e Ciências”, aponta a educadora.

Na sequência, conforme explica Roseni, houve a ordenação de palavras na formação de frases, com posterior produção textual – tudo feito pelos alunos – dentro da Língua Portuguesa e Ciências. Trabalho sobre frações no caderno, fracionamento de frutas (para colocar na prática os conceitos abordados acerca da alimentação saudável e frações), complementaram a ampla atividade.

“Foi concluída a atividade prática com a fabricação de uma sala de frutas para os alunos degustarem com as frutas fracionadas. E, finalizando a sequência didática, os alunos fizeram o repasse das informações levantadas e da prática do ambiente escolar na sua instituição familiar, com o objetivo de socializar os conhecimentos adquiridos tornando a teoria algo prático e significativo”, explana a professora.

Segundo a docente, o objetivo era trabalhar de forma interdisciplinar os componentes das quatro disciplina: conceitos matemática da representação fracionária, representações artísticas e construções da escrita, além de aliar a importância de manter uma alimentação saudável, que permeia a manutenção e saúde do nosso corpo.

“O desempenho desta prática possibilitou aos alunos desenvolverem ações que saíram do abstrato para o concreto, aplicando o que aprenderam em sala de aula de ensino regular, fora da instituição escolar. Oportunizando um ensino mais significativo; pois, estão percebendo a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos no ambiente escolar nos diferentes componentes, na prática do seu cotidiano em diferentes ambientes e circunstâncias do seu convívio”, complementa a educadora.

Outro ponto é que as frutas foram escolhidos para representar os alimentos fracionados pela intenção da turma perceber e entender a importância de selecionar o que ingerimos no dia a dia, em qualquer ambiente que participamos – pois, cita Roseni, “é o que nos dará energia para que possamos desenvolver as atividades diárias, tanto no ambiente escolar, quanto fora dele”.

“Conclui-se que foi um momento de aprendizado efetivo para os educandos, propiciando o estabelecimento da relação entre a teoria e a prática, onde todos os componentes – Matemática, Língua Portuguesa, Artes e Ciências – nos feriados objetos do conhecimento, conduzindo os alunos à reflexão sobre as suas práticas alimentares e a aplicabilidade matemática de conceitos em todos os seus contextos”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Izélia Santina Marconato Prates clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE