PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Gênero textual 'receita' propicia saboroso estudo em Ortigueira

Vamos Ler

16 de maio de 2022 20:16

Dhiego Tchmolo


Siga o a rede no Google News

Relacionadas

Saúde na adolescência engaja oitavos anos do Colégio Sepam

Alunos de Teixeira Soares têm saboroso estudo matemático

Vamos Ler traz incentivo ao uso de recicláveis por alunos de Irati

'Mercado matemático' diverte e ensina turma de Teixeira Soares
Vamos Ler contribui em aula ambiental de Teixeira Soares
Alunos de Jaguariaíva abordam questões de justiça e cidadania
Práticas pertinentes à infância engajam alunos de PG
PUBLICIDADE

Bolinhas de chocolate foram base de trabalho com conteúdo de Língua Portuguesa no 5º ano B da Escola Professora Mercimeire Teodoro de Oliveira

O trabalho com gêneros textuais pode levar mais que apenas conceitos básicos da Língua Portuguesa, ampliando o conhecimento dos alunos de forma prática. E, foi isso que ocorreu no final de abril junto ao 5º ano B da Escola Municipal Professora Mercimeire Teodoro de Oliveira, em Ortigueira. A professora da turma, Fabiola Mariana de Andrade comenta os principais aspectos do trabalho.

“No dia 27 de abril, com a turma, fizemos a aula do gênero textual ‘receita’, com a receita de bolinhas de chocolate. Os alunos começaram a aula fazendo a cópia do texto no caderno, analisando os ingredientes e suas medidas. Seguindo as instruções, colocaram os ingredientes na tigela, de acordo com a medida de cada um e começaram a mexer os ingredientes”, cita a docente.

Segundo a educadora, a primeira questão levantada foi ‘será que vai dar certo?’, seguido de ‘se seguir as instruções do texto, a receita funciona?’. Fabiola pontua que as bolinhas foram feitas e, na hora da degustação, a conclusão foi de que tudo certo e estava muito gostoso.

“Na próxima aula, que seria Matemática, os alunos jogaram jogos com cartas de baralho e as regras do jogo foram escritas por eles utilizando o gênero textual trabalhado, ou seja, escreveram as regras do jogo em forma de receita”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Mercimeire Teodoro de Oliveira clicando aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados