'Quitanda Mania' propicia aula com sistemas em Carambeí | aRede
PUBLICIDADE

'Quitanda Mania' propicia aula com sistemas em Carambeí

Termo foi utilizado para dar nome à aula sobre aspectos financeiros e medidas de massa, de forma dinâmica e interativa, no 4º ano C da Escola Professora Fátima Augusta Bosa

Aprendizado de forma prática contribuiu para a fixação de conceitos
Aprendizado de forma prática contribuiu para a fixação de conceitos -

Luana Abrantes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Termo foi utilizado para dar nome à aula sobre aspectos financeiros e medidas de massa, de forma dinâmica e interativa, no 4º ano C da Escola Professora Fátima Augusta Bosa

Durante a aula de terça-feira (1º), os alunos do 4º ano C da Escola Professora Fátima Augusta Bosa, de Carambeí, abordaram o dia de quitanda, onde cada crianças trouxe de casa uma fruta, um legume e uma verdura para o momento. A atividade foi desenvolvida pela professora Maderli Ferreira.

“Na sala de aula, os estudantes montaram um cantinho do qual chamaram de ‘Quitanda Mania’. Foi um momento onde eles puderam brincar de vender e comprar as mercadorias com dinheiro em cédulas e moedas, também tiveram que somar, dividir, devolver troco, usar calculadora e balança, para desenvolver inclusive noção de quilograma, grama e claro o respeito aos gostos, respeito ao esperar a vez na fila da quitanda, tiveram que conferir o troco de conferia”, descreve Maderli, relacionando o estudo não só econômico, mas também as boas práticas de gentileza abordadas no trabalho.

Segundo a professora, o bom seguimento e aproveitamento da atividade se deu devido a colaboração de todos os alunos, pois com a doação de algumas frutas como maçã, pera, abacaxi, melancia, tomate e muitas outras coisas, eles mesmo montaram a quitanda.

“Foi uma brincadeira divertida! Começamos brincando de vender e de comprar, com dinheiro em cédulas e moedas, guardados em uma carteira, que simulava o caixa para guardar os valores. Na ‘Quitanda Mania’ tinha também um canto com prateleiras de frutas, assim como uma quitanda de feira, uma balança para que ao comprarmos as frutas nós pudéssemos pesar”, disse a docente.

Encerrando o estudo, os estudantes produziram um texto coletivo, registrando o momento, relembrando a composição de um texto, parágrafos, pontos, uso de letras maiúsculas e o quão importante é registrar os momentos vividos.

Com tal atividade, realizada de maneira dinâmica e lúdica, além da turma aprender sobre o sistema monetário, como divisão, soma e sistema de medida (quilograma e grama), as crianças tiveram na aula, um momento rico, interativo e divertido.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Fátima Augusta Bosa clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE